Vídeo institucional que está nas redes sociais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mostra a BR-319 sendo reasfaltada.

De acordo com o filme publicitário, as obras acontecem entre os quilômetros 13 e 198, trecho que fica intrafegável durante o inverno.

Confira o vídeo.

O início do reasfaltamento, este ano por parte do governo federal, é uma surpresa porque em janeiro a rodovia ficou de fora do plano de R$ 100 bilhões para investimentos apresentado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Apesar disso, em julho, quando esteve em Manaus, o próprio presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu a certeza da recuperação da rodovia.

“A BR-319 será asfaltada, apesar do país destruído economicamente e com orçamento minguado”, declarou na abertura dos trabalhos de 2019 do Conselho Administrativo da Suframa (CAS).

Em março, quando visitou Manaus, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) também afirmou que a BR-319 também seria asfaltada.

A causa política de sucessivos governos estaduais também é bandeira de Wilson Lima (PSC). O governador já reuniu com o ministro do Meio Ambiente para tratar do tema e já acertou aporte financeiro com fundação dos Estados Unidos.