Verdade Revelada: Fake News sobre terras dos Mura em Autazes é desmascarada pelo Portal CM7
Amazonas – O Portal CM7 Brasil continua seu compromisso de apurar situações estranhas e desmascarar informações falsas que podem confundir a população não só de Autazes, no Amazonas, mas também de outras regiões do país e até do exterior. Desta vez, o portal Amazonas Real publicou no dia 3 de abril de 2024, às 14:59h, a reportagem intitulada “Justiça ignora terra dos Mura em processo de demarcação e autoriza licenciamento”.
Nesta reportagem, o Amazonas Real coloca um vídeo, que também está no canal do YouTube, onde são mostradas acusações que a empresa Potássio estaria passando com seus carros em ramais numa localidade identificada como sendo o da comunidade Lago do Soares. No entanto, a apuração do CM7, conforme as próprias informações disponibilizadas no vídeo, levam à conclusão que as denúncias são falsa e forjadas.
A Equipe do Portal CM7 investigou as imagens e chegou à conclusão de mais uma FAKE NEWS foi promovida usando veículos de informação da imprensa amazonense.
Confira:
Coordenadas não correspondem à localização da denúncia
As coordenadas na parte superior da imagem retirada do vídeo põe em descrédito a denúncia. Usando o aplicativo da Google, conhecido por todos, e digitamos as coordenadas informadas ( 3º13’27,1344”S e 59º0’45,16956”W). Este ponto está situado na localidade de Caizônia – Amatari no município de Itacoatiara conforme mostrado pelo site do Google na internet abaixo, a mais de 36 quilômetros do local do empreendimento no município de Autazes. O arredondamento nas coordenadas foi feito pelo próprio programa Google.
Nesta próxima tela do Google foi possível medir a distância do local mostrado no vídeo falso postado pela Amazonas Real até a localidade de Urucurituba onde será implantado o porto do Projeto de Potássio Amazonas.
Não é a primeira vez
Na última quarta-feira (10), uma matéria de cunho tendencioso circulou nas redes sociais falando sobre a licença de implementação da Potássio do Brasil em Autazes, no interior do Amazonas. O Portal CM7 Brasil foi a fundo apurar os detalhes dessa fake news, inclusive com documentos que comprovam que os indígenas apoiam o progresso que o empreendimento vai trazer para a região. No documento assinado pelo tuxaua, José Antônio da Silva Lima, da terra indígena do Lago do Paracuúba, a aldeia conta com uma comissão de lideranças e somente eles podem falar em nome da tribo.
Maioria dos Indígenas querem o Desenvolvimento
No final de dezembro de 2023, representantes de 30 aldeias da etnia Mura, do município de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus), realizaram manifestação a favor da exploração de potássio na região. O ato aconteceu em frente à sede do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF), no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da capital amazonense.
Munidos de cartazes a favor da mineração e entoando palavras de ordem, os manifestantes chegaram ao local e exigiram diálogo com representantes do MPF. “Nós somos a maioria, não somos pequenas pessoas e nem fomos comprados por ninguém. Viemos por conta própria, aonde esse minério que vai ser extraído, esse projeto da Potássio, vai ser bom para o município de Autazes, bom para as áreas indígenas (…) Nós não somos tutelados por eles, nós não somos mandados por eles”, ressaltou o tuxaua da Aldeia Padre, Sidney Moreira.
Leia também:
Wilson Lima reafirma compromisso para desenvolvimento econômico pelo ‘Potássio Verde’, em Autazes
Homem é procurado por cometer crime revoltante em Autazes: “Como ele pôde fazer isso com um animal indefeso?”
Maníaco: homem estuprava cachorro em Autazes e vídeo do abuso causa revolta; veja
Potássio do Brasil, subsidiária da Brazil Potash, assina acordo com o povo indígena Mura para o projeto Potássio Autazes
Irregularidades e falta de transparência do Prefeito Andresson Cavalcante faz TCE-AM cancelar concurso em Autazes