Brasília Amapá |
Manaus

Vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades é suspensa em todo o Amazonas

Compartilhe

Amazonas – O Governo do Estado publicou uma nota na tarde desta quinta-feira (16), informando a suspensão da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades. A medida foi tomada após orientação do Ministério de Saúde, que identificou eventos adversos nos menores que receberam o imunizante. 

De acordo com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foram identificados cerca de 1,5 mil eventos adversos nos adolescentes imunizados. Todos eles foram de grau leve, no entanto, ainda é preocupante o fato de que houve diversos casos de prefeituras, de todo o país, que aplicaram vacinas não autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência só permitiu o uso da Pfizer/BioNTech para adolescentes de 12 a 17 anos.

Estima-se que até a manhã desta sexta-feira (17), 3,5 milhões de adolescentes foram vacinados em todo o país. No Amazonas, o número ultrapassa 182 mil. 

O Estado mantêm a vacinação apenas para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, que possuam deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade. Todos estes serão vacinados com o imunizante Pfizer.  

Os adolescentes sem comorbidades que receberam a 1ª dose da vacina não receberão a 2ª. Um novo calendário, que inclui os adolescentes, será divulgado em breve, quando a maior parte da população estiver imunizada.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7