Manaus – Na tarde desta quarta-feira (6), o Instituto Transire, em parceria com empresários do Amazonas, fez a doação de mil unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) diversos, para profissionais da área da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

Intermediador da ação, o ex-governador interino e ex-deputado estadual, David Almeida explicou que todos os materiais são feitos com recursos do Polo Industrial de Manaus (PIM), onde 5% da arrecadação das empresas devem ser destinados à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

“Autorizado pela Justiça Federal, a Transire está usando parte dos seus recursos de P&D para investir em tecnologia voltada para a saúde pública, no combate ao coronavírus. Na fábrica estão em produção as cápsulas ‘Vanessa’, que estão sendo usadas no hospital de campanha da Prefeitura, e que também serão doadas para outras unidades de saúde municipais e estaduais. Agora a Transire está doando máscaras, viseiras e macacões para enfermeiros, auxiliares, maqueiros e todos os coveiros dos cemitérios municipais”, completou Almeida.

O diretor de desenvolvimento do Instituto Transire disse que hoje a empresa tem capacidade de produzir  duas mil unidades da cápsula Vanessa. Todas estas unidades são para doação. “Nós estamos fazendo aqui uma linha piloto, com duas mil unidades, a título de doação para as unidades de saúde pública, para que elas possam experimentar e depois trazer o seu feedback, como parte de aprimoramento do processo”, disse.

Ele reforçou ainda que todos os protótipos estão disponíveis no site e podem ser reproduzidos pela população. “Esse projeto é 100% aberto à população. Ele está no site do Instituto Transire. A empresa que tiver interesse em fabricar, pode ter acesso ao projeto. Não existe propriedade intelectual registrada, justamente para que ele possa servir aos hospitais que tenham interesse”, salientou.

Tags: , , , , , ,