IR 2016: Contribuinte já pode verificar se caiu na malha fina da Receita Federal - Portal CM7

Adsense Responsivo

IR 2016: Contribuinte já pode verificar se caiu na malha fina da Receita Federal

17 de maio de 2016 0 por

RIO – A Receita Federal anunciou nesta terça-feira que os contribuintes já podem consultar o extrato da declaração do Imposto de Renda 2016 para constatar se há algum erro e, assim, evitar cair na malha fina. Aqueles que tiverem alguma pendência com Fisco podem se autorregularizar a partir do envio de nova declaração com as informações corretas. Assim, o contribuinte fica automaticamente liberado da malha.

Para ter acesso ao extrato do processamento da declaração, o contribuinte deve acessar a página do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). No portal, é possível autorizar que um dispositivo móvel acompanhe o processamento de correção da delcaração. Quando a documentação for recebida, retificada, entrar ou sair da malha fina ou tiver crédito de restituição enviado para o banco, o dispositivo móvel cadastrado será avisado, mas é preciso instalar e ativar o aplicativo do Imposto de Renda.

Antes mesmo do fim do prazo da entrega da declaração do IR 2016, a Receite Federal havia informado que já haviam 716 mil contribuintes na malha fina este ano. No total, o órgão fiscal recebeu 27.960.663 declarações de Imposto de Renda dentro do prazo, às 23h59 do dia 29 de abril.

Segundo a Receita, no ano passado, após o fim do processamento dos lotes de restituição, no mês de dezembro, constavam nos sistemas um total de 617.695 declarações retidas em malha fiscal. Em muitos desses casos, o próprio contribuinte poderia ter regularizado a sua pendência, o que evitaria tal situação.