Empresa do Pólo Industrial de Manaus implanta banco de leite e passa a compor rede de coleta de leite humano da capital - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas
Manaus - Amazonas - 10:46
19 de Janeiro de 2019

Topo


Empresa do Pólo Industrial de Manaus implanta banco de leite e passa a compor rede de coleta de leite humano da capital

Manaus – A empresa Samsung Eletrônica da Amazônia inaugurou, na tarde de segunda-feira (10/12), mais um posto de coleta de leite humano. A unidade funcionará dentro da fábrica, na avenida dos Oitis, no Distrito Industrial, zona leste da capital. Atualmente a empresa tem 65 grávidas, 16 são doadoras de leite. A Samsung é segunda indústria do PIM a implementar um posto de coleta de leite materno.

Segundo a supervisora de saúde da empresa, além de proporcionar o bem estar das mulheres lactantes da empresa, o excedente de leite coletado pode salvar vidas de bebês em maternidades da capital. “A ideia de montar esse posto, surgiu da necessidade de termos um local para abrigarmos as mães que, geralmente, retornavam da licença maternidade e que se preocupavam com a amamentação dos filhos”, explicou Iomar Falcão.

É o caso da industriaria Jaqueline Batista, que vê na sala de coleta uma oportunidade de continuar a amamentação saudável da filha e também ajudar outras crianças. “Aqui, eu posso colher o leite que não só vai servir para garantir a saúde da minha filha, mas também o suficiente para ajudar outras crianças que precisam”, disse.

Amamentação garante saúde para mãe e criança – Para o gerente de saúde da Samsung, Ricardo Turenko Bessa, a intenção da empresa é garantir o bem estar de suas funcionárias. “Nós temos um compromisso de atender bem todos os nossos funcionários, o que inclui as mulheres em fase de amamentação. Uma mãe que amamenta bem, tem menos preocupação, seus filhos adoecem menos e, assim, conseguem trabalhar tranquilamente, sem a necessidade de faltar, argumentou.

Posto vai abastecer maternidade – Uma das unidades que vai ser beneficiada com o leite produzido pelo posto da Samsung é o Banco de Leite da maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus.

De acordo com a coordenadora do banco de leite da maternidade Ana Braga, Elizabeth Hardman, o trabalho de coleta dos postos é importante porque garante o fornecimento na maternidade. “A inauguração de mais um posto é importante, pois é necessário que o estoque de leite humano seja mantido. Além disso, eles fornecem informações preciosas as mães sobre amamentação e a forma como ela deve ser feita e prolongada”, disse.

Iniciativa deve ser expendida para outras empresas – A coordenadora estadual de Saúde da Criança, Katherine Benevides, elogiou a iniciativa da Samsung. Segundo ela, é importante que outras empresas façam esse tipo de ação, pois, além de ajudar os bancos de leite da capital, as salas de coleta proporcionam mais segurança às mães que ainda amamentam. “A amamentação ajuda na saúde dos bebês e das mães. Isso impede que elas tenham que se ausentar, pois terão filhos menos suscetíveis às doenças. O que vai deixa-las mais tranquilas e produtivas”, explicou.

As mulheres lactantes interessadas em fazer doações ao Banco de Leite de Referência da Maternidade Ana Braga, podem entrar em contato pelos telefones 3647-4234 e 3647-4235.

Deixe seu like:

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA