Economia fica praticamente estável em abril, com leve recuo de 0,03%, - Portal CM7
 

CM7

 
Manaus, 24 de novembro
Mercado financeiro
Dólar
Euro
 
 
Home / Amazonas / PIM / Economia fica praticamente estável em abril, com leve recuo de 0,03%,

Economia fica praticamente estável em abril, com leve recuo de 0,03%,

Da redação | 16/06/2016 09:40

RIO – A economia brasileira ficou praticamente estável em abril nas contas do Banco Central. Segundo o Índice de Atividade Econômica da autoridade monetária (IBC-Br), a atividade econômica registrou variação negativa de 0,03% na passagem de março para abril. Já em 12 meses, a taxa está no vermelho em 5,41%.

Apesar de a variação no mês ter sido estatisticamente pequena, foi o décimo sexto mês seguido em que o indicador apresentou retração. A última vez em que o IBC-Br teve um aumento foi em dezembro de 2014.

O PIB é mais complexo que o índice do BC, que é considerado apenas um indicador antecedente e foi criado para ser uma referência do comportamento da atividade econômica que sirva para orientar a política de controle da inflação pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Tanto o IBC-Br quanto o PIB são indicadores que medem a atividade econômica, mas têm diferenças na metodologia. O indicador do BC leva em conta trajetória de variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (indústria, agropecuária e serviços).

Já o PIB é calculado pelo IBGE a partir da soma dos bens e serviços produzidos na economia. Pelo lado da produção, considera-se a agropecuária, a indústria, os serviços, além dos impostos. Já pelo lado da demanda, são computados dados do consumo das famílias, consumo do governo e investimentos, além de exportações e importações.

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie em Nossas Pesquisas

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA