Brasília Amapá |
Manaus

China precisa agir sobre excesso de capacidade siderúrgica

Compartilhe

WASHINGTON/ XANGAI – A China precisa tomar “medidas concretas” para reduzir o excesso de produção e capacidade de sua indústria siderúrgica ou enfrentará possíveis ações comerciais de outros países, afirmaram autoridades dos Estados Unidos.

O alerta foi feito depois do fracasso na tentativa de se alcançar acordo sobre medidas capazes de lidar com a crise do mercado global de aço durante uma reunião realizada na segunda-feira em Bruxelas. O encontro reuniu ministros e autoridades comerciais de mais de 30 países.

— A menos que a China comece a tomar ações concretas para reduzir seu excesso de produção e capacidade em indústrias incluindo a de aço (…) os problemas estruturais fundamentais na indústria continuarão e os governos afetados, incluindo os Estados Unidos, não terão alternativas além de ações comerciais para evitarem danos a suas indústrias domésticas e trabalhadores — disseram a secretária de Comércio dos EUA, Penny Priztker e o representante comercial do país, Michael Froman, em comunicado.

RALI NOS PREÇOS DO AÇO

O recente rali dos preços do aço na China, maior mercado consumidor da liga no mundo, será insustentável diante do aumento da produção pelas usinas, afirmou nesta terça-feira a Associação de Ferro e Aço da China (Cisa).

A entidade espera que medidas governamentais para impulsionar a economia sustentem a demanda doméstica por aço e alertou em relatório mensal que o crescente protecionismo no sudeste da Ásia e na Europa vai tornar as exportações mais difíceis.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7