Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

MPAM monitora ação no STF sobre proibição de medidores aéreos no Amazonas

Compartilhe
MPAM monitora ação no STF sobre proibição de medidores aéreos no Amazonas

Manaus – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) anunciou que estará atento ao desdobramento da ADI 7225 – STF, que questiona a constitucionalidade da lei estadual que veta a instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC), também conhecidos como “medidores aéreos”, no Amazonas.

Segundo o extrato divulgado pela 51ª Promotoria de Justiça de Manaus, assinado pela promotora de justiça Sheyla Andrade dos Santos e publicado no Diário Oficial do órgão na segunda-feira (13), o MPAM acompanhará o processo no STF até a definição sobre a legalidade da referida lei.

Aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em 2022, o Projeto de Lei foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal após uma ação movida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), sob a alegação de invasão de competência.

O relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, concedeu liminar favorável à suspensão em 2022. No julgamento do mérito em 2023, ele votou pela procedência do pedido, argumentando que a lei estadual ultrapassou os limites de competência ao proibir a instalação dos medidores e estabelecer multas aos infratores da norma. Barroso ressaltou que a Constituição Federal reserva à União a competência para legislar sobre energia e para explorar os serviços e instalações de energia elétrica.

 

 

 


Siga-nos no Google News Portal CM7