Brasília Amapá |
Manaus

Ventríloquo do boneco Peteleco, Oscarino morre aos 81 anos em Manaus

Compartilhe

Manaus – Na última sexta-feira, 13, o ventríloquo Oscarino Farias Varjão, de 81 anos, foi internado após sentir fortes dores abdominais. A família informou que ele sofreu uma parada cardíaca no domingo, 15, e veio a óbito após uma nova parada cardiorrespiratória. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam).

Oscarino criou do boneco Peteleco, que é um dos símbolos culturais do Amazonas. A filha mais nova do ventríloquo, Carla Tatiana Farjão, de 38 anos, disse que o pai passou por exames médicos nas últimas três semanas. Ele foi diagnosticado com uma úlcera no estômago e pedra da vesícula.

História
O boneco Peteleco é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas desde 2016. Suas histórias iniciaram na década de 1950, quando Oscarino tinha 20 anos e fazia shows nas ruas da capital como forma de superar dificuldades financeiras.

Além do reconhecimento como patrimônio cultural, as apresentações renderam a Oscarino uma participação no Programa do Jô, em novembro de 2000, e um documentário sobre sua obra.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7