UBS é reformada após ser ter sido incendiada pelo Comando Vermelho, em Manaus

Por Caxias em 10 de junho de 2021 às 23:11 | Atualizado 10 de junho de 2021 às 23:11

Manaus – A Unidade Básica de Saúde (UBS) O-10, na avenida V, s/nº, bairro Nova Esperança, Zona Centro-Oeste. Foi revitalizada e entregue nesta quinta-feira (10), quatro dias após criminosos incendiarem, na madrugada do último domingo (6), parte da estrutura e interior do prédio. A unidade ficou 4 dias sem atendimentos.

Foram realizadas trocas de forro e telhado, serviços de jardinagem, substituição de equipamentos hospitalares e mobiliários danificados e pintura externa.

O local foi um dos atacados no último domingo, assim como a rotatória Umberto Calderaro, conhecida como “bola das Letras”, entregue reformada na segunda-feira (7), um dia depois dos atos violentos, e o Distrito de Obras Oeste, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que está em fase de revitalização e deverá estar pronta na próxima semana.

UBS O-10

A UBS O-10 é vinculada administrativamente à clínica da família Dr. Raimundo Franco de Sá, do Distrito de Saúde Oeste, sendo de porte 1-B, com uma equipe de Saúde da Família composta por um médico, uma enfermeira, uma cirurgiã-dentista, uma técnica de saúde bucal, dois técnicos em enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e um auxiliar de serviços gerais.

Na carteira de serviços da ESF O-10 constam acolhimento com escuta qualificada para avaliação de risco, consultas médicas, de enfermagem e de odontologia; assistência ao pré-natal, inclusive com pré-natal do parceiro; assistência ao puerpério; planejamento familiar; teste rápido de gravidez; e exame preventivo.

O público infantil tem acompanhamento em puericultura e consulta em pediatria. Para os idosos, a unidade oferece avaliação multidimensional. Na área odontológica, são realizadas limpeza, aplicação de flúor, rastreamento de câncer bucal e restaurações.

Para hipertensos e diabéticos é feita a avaliação neuromotora do pé diabético, doppler vascular periférico, aferição de pressão arterial e de glicemia.

A O-10 está equipada com farmácia básica que faz a dispensação de 43 medicamentos do padrão da Atenção Primária.

A unidade também tem sala de vacinas e realiza retirada de pontos; faz curativos simples e de grau 1; testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis; faz identificação e manejo clínico da tuberculose, ISTs, hanseníase, dengue, zika, chikungunya, síndromes gripais e febre amarela; agendamento no SisReg e atividades de educação em saúde.

A equipe médica faz visitas domiciliares aos pacientes da área de cobertura da unidade.

* Com informações da assessoria

Deixe seu comentário