Brasília Amapá |
Manaus

TSE assina acordo de combate ao ‘fake news’ com redes sociais e associações

Compartilhe

Manaus – Nessa quinta-feira, 28, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinou mais dois memorandos de entendimento com entidades representativas do setor de comunicação e com o Google e Facebook. O objetivo é combater as notícias falsas durante as Eleições 2018.

“Nós sempre afirmamos que, na tarefa de combate às notícias falsas, nossa fonte primária seria a imprensa brasileira” afirmou o presidente do TSE, ministro Luiz Fux.

O primeiro termo de cooperação assinado une, no esforço contra as notícias falsas, o TSE e três entidades representativas do setor de comunicação: Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER).

Após a cerimônia de assinatura, ocorrida no gabinete da Presidência do TSE, o presidente da Abert, Paulo Tonet Camargo, conversou com jornalistas e exaltou a iniciativa do TSE de priorizar os meios de comunicação e o jornalismo profissional como fontes primárias para a checagem de notícias.

Internet

Já o segundo acordo foi assinado por Marcelo Oliveira Lacerda e Mônica Steffen Guise Rosina, respectivamente, representantes do Google e do Facebook, no mesmo sentido de comprometimento com a verdade dos fatos e não proliferação de ‘fake news’.

Um dos pontos do acordo ressalta a necessidade de diminuir a possibilidade de replicação de práticas aptas a distorcer a liberdade do voto do eleitorado e a formação de escolhas conscientes por parte dos cidadãos.

Com informações da Assessoria


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7