Semana da Pátria e do Amazonas encerra com desfile militar no Sambódromo
Manaus – O tradicional desfile militar em homenagem à Independência do Brasil, foi realizado na sexta-feira, 7/9, pela manhã, no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo, localizado na avenida Pedro Teixeira, Flores, zona Centro-Sul. Como no desfile escolar da última quarta-feira, 5, um esquema operacional de trânsito e transporte foi montado, pela Prefeitura de Manaus, para viabilizar o acesso ao centro de convenções e seu entorno, garantindo comodidade ao público presente. A estimativa da Polícia Militar é a de que ao menos 8 mil pessoas prestigiaram o desfile desta sexta-feira.
Para o prefeito em exercício Wallace Oliveira, eventos como este incentivam o patriotismo nos cidadãos e proporcionam uma aproximação do público com as forças armadas. “É evidente que a população se importa em estar próxima aos trabalhos civil e militar e busca participar desses eventos que geram um sentimento de patriotismo e de representatividade. E a prefeitura está aqui, para reforçar esse momento com serviços de suma importância para o bom desenvolvimento do desfile”, destacou.
Mais de 4.500 militares da Aeronáutica, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de estudantes de escolas militares, desfilaram pela passarela do Sambódromo. Familiares, amigos e comunidade em geral estiveram presentes, prestigiando a homenagem à pátria. O tema deste ano da Semana da Pátria e do Amazonas foi: “Escola, família e comunidade: educando e preparando o futuro”.
Operações
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) atuou nos dois dias de desfile, quarta-feira, 5, e sexta-feira, 7, com a presença de agentes que monitoraram o trânsito e o acesso de veículos, pedestres e moradores das áreas no entorno do Sambódromo. Ruas próximas ao local do evento também foram interditadas para facilitar o acesso do público.
Linhas de ônibus que passam pela área do Sambódromo tiveram suas rotas desviadas por conta das interdições. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) estiveram presentes, orientando motoristas de ônibus e usuários sobre os desvios de itinerário.