Quatro pessoas ficam soterradas após casas desabarem no bairro Redenção; veja vídeos
Manaus – Na noite deste sábado (18), um deslizamento de terra no bairro Redenção deixou quatro pessoas soterradas. A tragédia ocorreu após uma forte chuva que atingiu a cidade e causou diversos estragos, como alagamentos e desabamentos de residências.
As vítimas do deslizamento foram identificadas como Matheus Oliveira Amorim, de 16 anos, Juliana Amorim, de 27, Jeferson Pereira Araújo, de 30, e Ester Amorim, de 8 anos. Segundo os relatos de vizinhos e equipes de resgate, a chuva intensa e o encharcamento do solo contribuíram para o deslizamento de terra, que atingiu a residência da família.
Matheus foi resgatado com vida após horas de buscas. O jovem foi encontrado com ferimentos, mas consciente, e foi levado para o hospital para atendimento médico imediato. A situação de saúde dele ainda não foi confirmada pelas autoridades.
Por outro lado, a mãe, o pai e a filha seguem desaparecidos em meio aos escombros. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos de resgate estão no local, trabalhando incansavelmente na tentativa de localizar as vítimas.
Veja vídeos:
De acordo com os bombeiros, a dificuldade nas buscas é agravada pelo risco de novos deslizamentos, além da instabilidade do terreno.
O incidente é apenas um dos muitos causados pelas fortes chuvas que atingiram Manaus ao longo do fim de semana. Diversos bairros da cidade enfrentaram alagamentos, e várias casas foram danificadas ou completamente destruídas, deixando muitas famílias em situação de vulnerabilidade.
Leia nota do Corpo de Bombeiros sobre o caso:
“O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que foi acionado, na manhã deste domingo (19/01), por volta das 11h20, para atender ocorrência de desmoronamento de casas com vítimas, no bairro Redenção. Ao todo, 58 bombeiros, entre especialistas em resgate em estruturas colapsadas, salvamento e atendimentos de primeiros socorros, foram destacados para o local. Além disso, também atuam no local especialistas com cães de resgate da corporação.
O desmoronamento atingiu duas casas. Em uma delas, uma vítima que foi imediatamente socorrida e conduzida para unidade hospitalar da capital.
Na segunda residência, de acordo com relato de vizinhos, estavam quatro moradores. Duas pessoas foram localizadas com vida e já resgatadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, que seguem no local atuando nas buscas por outras duas possíveis vítimas desaparecidas.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que está atuando desde o começo da operação de salvamento das vítimas e que as unidades de saúde do Estado estão organizadas para atender às necessidades das vítimas. Até às 14h, deste domingo (19/01), quatro vítimas foram atendidas; uma já recebeu alta médica e as demais seguem internadas em estado de saúde estável.
Equipes da Defesa Civil Estadual também estão no local para prestar o devido auxílio, acompanhando a situação e fornecendo apoio às equipes de resgate.”