Presa em jaula: defensores realizam manifesto em frente ao IBAMA após descobrirem onde “Filó” foi colocada
Manaus – Após uma luta de nove dias para tentar manter a companheira “Filó” por perto, o influencer Agenor Tupinambá, de 23 anos, que mostrava a rotina ao lado da capivara nas redes sociais, se despediu dela na última quinta-feira (27).
A capivara foi transportada em um avião de Autazes, a 113 quilômetros da capital amazonense, até o aeroclube de Manaus, onde agentes do Ibama aguardavam no local.
Em seguida, “Filó” foi conduzida por agentes do órgão até um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deveria ser feito um trabalho para que ela fosse reintegrada à natureza.
Na manhã desse sábado (29) várias pessoas fizeram manifestação em frente à sede do IBAMA para saber como a Capivara estava e se estava sendo bem tratada. A realidade foi descoberta quando alguns manifestantes conseguiram entrar na sede e verificar o local precário no qual o animal foi preso. Um ambiente fechado, sujo, sem nenhuma característica de habitat natural, ao contrário do qual “Filó” vivia ao lado de Agenor. Livre na natureza.
Até a publicação dessa matéria os manifestantes continuavam no local, cobrando respostas sobre a situação e o local que o animal foi colocado.
Segundo os populares, eles irão montar acampamento no local até que a capivara “Filó” seja devolvida para seu tutor Agenor.