Prefeitura remaneja profissionais de saúde do hospital de campanha para o Samu 192 Manaus
Manaus- Após o encerramento das atividades do hospital de campanha municipal, a Prefeitura de Manaus está remanejando profissionais de saúde, que atuaram na unidade hospitalar durante a fase crítica da pandemia de Covid-19 na cidade, para pontos de atenção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Nesta terça-feira, 14/7, um grupo de 15 técnicos de enfermagem, que agora integram a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 Manaus, iniciou o treinamento e capacitação coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente de Urgência. Além dos técnicos, enfermeiros também passarão pela capacitação.
No total, vinte e dois profissionais que atuaram no hospital de campanha agora compõem a equipe do Samu, sendo 12 no SOS Vida, serviço de atendimento social da Prefeitura de Manaus. Os profissionais são oriundos do Processo Seletivo Simplificado da Semsa de 2017.
A capacitação é ministrada pela chefe do Núcleo de Educação Permanente de Urgência, enfermeira Leda Sobral; pela diretora de enfermagem do Samu, Elen Assunção; e pelo diretor-técnico do serviço, médico Domício Filho.
“Hoje, estamos aqui com técnicos de enfermagem e um condutor, do Samu e do SOS Vida. Esse grupo todo veio do hospital de campanha sendo lotado no nosso serviço e por isso essa atividade. Na última quinta-feira, 9/7, realizamos esse mesmo treinamento com a primeira parte do grupo. Os enfermeiros que vieram também passarão por uma capacitação mais ampliada”, destacou Leda Sobral.
De acordo com a equipe responsável pelo curso, a principal proposta desta primeira etapa da capacitação é promover uma ambientação dentro do serviço pré-hospitalar, que tem características próprias.
“Importante destacar que os profissionais que estão aqui já possuem treinamento para atuarem como técnicos de enfermagem. Então, nesta capacitação estamos abordando o funcionamento do Samu, protocolos de suporte básico, como atender pacientes com paradas cardiorrespiratórias etc. E em seguida, em uma próxima etapa, abordaremos outros protocolos, como de mobilização”, explicou a diretora de enfermagem, Elen Assunção.
Os técnicos já estão lotados nas bases do Samu e SOS Vida, e acompanham, no momento, como observadores o trabalho dos técnicos já experientes. “A entrada desses profissionais no Samu e SOS Vidaveio agregar ao nosso trabalho. Tivemos um reforço na frota de ambulâncias, alguns dos nossos servidores já vieram a se aposentar, então vamos repondo novos na ativa”, finalizou Elen.