Prefeitura realiza ações para lembrar o Dia Mundial do Pedestre
Manaus – O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Elza Damasceno, localizada no Santo Antônio, zona Oeste, transformou-se em uma via de trânsito com carros, placas, semáforos, faixa de pedestre e agentes de trânsito, em atividade da Prefeitura de Manaus para lembrar o Dia Mundial do Pedestre, comemorado nesta quarta-feira, 8/8.
Agentes e educadores de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) orientaram as crianças que estudam no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental com vivências no interior da escola, como jogos das placas que indicam o significado da sinalização de trânsito e a prática para atravessar a rua com segurança, utilizando a faixa de pedestres. Durante a ação, foi criada uma via para ensinar, de forma prática e lúdica, as regras de trânsito para as crianças.
O educador e agente de trânsito do Manaustrans, Werrison Freitas, explica que as atividades com as crianças é uma maneira de garantir futuros condutores, como também um alerta para os pais, já que elas repassam os ensinamentos que aprenderam nas ações e cobram boas maneiras deles. “Neste Dia Mundial do Pedestre, estamos levando os ensinamentos às crianças, porque acreditamos que serão bons condutores e também repassam aos pais o que aprenderam sobre travessia segura, uso do cinto de segurança e o respeito aos demais condutores na via”, disse.
As crianças ainda puderam ter uma vivência real de travessia segura ao ser levadas pelos agentes de trânsito para a avenida Brasil e ao fazer o ‘sinal da vida’, que é o ato de levantar as mãos aos veículos na faixa de pedestre e fazer a travessia com o monitoramento dos educadores e agentes.
Dia Mundial do Pedestre
A data foi criada quando os quatro integrantes da banda Beatles tiraram uma foto no dia 8 de agosto de 1969, atravessando na faixa de pedestres na rua Abbey Road, em Londres. A imagem eternizada foi publicada na capa de um disco dos músicos.