Prefeitura implanta iluminação em faixas de pedestres para melhorar visibilidade de motoristas
Manaus – Com a proposta de garantir mais segurança aos pedestres durante a travessia, a Prefeitura de Manaus desenvolveu um projeto-piloto para travessia de pedestres com iluminação a LED. A primeira experiência já foi implantada na avenida Torquato Tapajós, em frente à comunidade Parque São Pedro, zona Norte de Manaus. A próxima via a receber a ação será a Cosme Ferreira, no Coroado, zona Leste, em frente ao estádio Carlos Zamith.
“A segurança no trânsito é uma tônica constante da nossa gestão e que envolve várias secretarias em ações como essa. Identificamos pontos de travessia para pedestres que necessitam desse reforço na iluminação e vamos entrar com o LED, para que tornem mais seguros aos pedestres e visíveis aos condutores”, destaca o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
O projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) e o Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans), irá implantar a faixa com iluminação nas principais vias da cidade onde há maior circulação de veículos e pedestres.
A secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, informa que o projeto também envolve a equipe técnica da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia). Segundo ela, a faixa de pedestre iluminada permitirá maior concentração de luz na calçada, onde os pedestres aguardam o momento correto da travessia, evidenciando a presença dos mesmos aos motoristas durante a passagem.
Parceria
De acordo com dados da Diretoria de Engenharia do Manaustrans, na avenida Torquato Tapajós, por exemplo, nos últimos três anos, ocorreram 30 acidentes com vítimas fatais. Desses, cinco foram atropelamentos. A maior parte desses acidentes ocorreu entre às 18h e 0h.
O diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, reforça que a instalação da faixa de pedestres iluminada é mais uma ação para reduzir os números de acidentes de trânsito e atropelamentos em Manaus, uma vez que as estatísticas comprovam que a maior parte desse tipo de acidente ocorre no período noturno.
O comerciante Arnaldo Andrade, 50, que mora na comunidade Jesus Me Deu, aprovou a iniciativa, uma vez que precisa atravessar, diariamente, a Torquato para abrir sua banca de revista, que fica do outro lado da rua. “Chego aqui às 5h da manhã e saiu às 19h. Testemunhei alguns acidentes e a faixa iluminada trará mais segurança tanto para minha travessia quanto para outras pessoas”, comenta.
A proposta já funciona com êxito em algumas vias das cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).