Prefeitura de Manaus amplia capacitação de servidores e agentes públicos em 25% em 2018
Manaus – A Prefeitura de Manaus capacitou um total de 10.635 servidores e agentes públicos por meio de ações da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) em 2018, com um crescimento de 25,2% em comparação ao ano passado. O balanço foi apresentado na tarde desta quarta-feira, 12/12, na solenidade de encerramento do ano letivo da instituição.
Vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a Espi, escola de governo da Prefeitura de Manaus, ofereceu este ano 219 ações de capacitação, com cursos, palestras e aperfeiçoamentos em administração, planejamento, orçamento, gestão de pessoas, tecnologia da informação, atenção à saúde e ao idoso, comunicação e linguagem, gestão do trânsito e mobilidade urbana, conhecimentos jurídicos, segurança, línguas, entre outras áreas.
Para o secretário da Semad, Lucas Bandiera, o crescimento significativo em 2018 da capacitação do servidor é resultado de uma política de gestão focada em resultados e nas pessoas. “Dentro do que versa o planejamento 2030 e as orientações do prefeito Arthur Neto, a valorização do servidor público é fundamental e esse escopo é muito bem feito pela Espi dentro dos cursos de capacitação que vem desenvolvendo”, frisa.
Segundo a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, o órgão trabalha ampliar opções em qualificação, incluindo uma futura alteração na legislação do Programa Bolsa Universidade para oferecer aos servidores cota de vagas no próximo edital. “A meta é destinar 20% das vagas para servidores municipais”, anuncia.
A diretora-geral prevê que, por meio de uma parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério do Planejamento, as ofertas de cursos em educação a distância, que já capacitaram 3.013 pessoas devem ser ampliadas. “A nossa meta para 2019 é ampliar em 50% o nosso atendimento em educação a distância”, projeta.
Por meio de parcerias com as secretarias municipais, programas de qualificação específicos foram desenvolvidos e ampliados em 2018, como o Programa de Formação do Cuidador e Atenção ao Idoso, em parceria com a Fundação Doutor Thomas, oferecendo cursos para os frequentadores do Parque Municipal do Idoso, além do Curso de Cuidador de Idosos (Cuidadoso) e Cuidador Comunitário. Somente este ano, foram 1.119 capacitados.
Outra parceria, ampliada este ano, permitiu a oferta de cursos para aposentados e pensionistas vinculados à Manaus Previdência, por meio do Programa Qualidade de Vida na Aposentadoria da Espi, que capacitou, somente em 2018, um total de 242 pessoas, oferecendo oficinas ocupacionais para estimular a socialização e autoestima desse público.
Socioinclusão
Além da capacitação de servidores e agentes públicos da Prefeitura de Manaus, com crescimento de 31,6% em relação ao ano passado, a Espi também ofertou em 2018 um total de 66.808 bolsas por meio dos Programas Bolsa Universidade, Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas, que está com inscrições abertas, com cinco novos idiomas: além de inglês e espanhol, há vagas para alemão, francês, italiano, japonês e mandarim. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://portalespi.manaus.am.gov.br.
Stela Cyrino destaca que as inscrições se encerram às 17h do dia 28/12. “Ampliamos o número de idiomas e a renda per capita que anteriormente era de 1,5 salário mínimo agora passou para 2,5 salários mínimos. Assim vamos ampliar muito mais o número de cidadãos manauaras a serem atendidos pelo programa”, prevê.
Premiação
A Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) recebeu premiação pelo primeiro lugar em participação de ações da Espi. Outras quatro secretarias também se destacaram: Fundação Doutor Thomas em segundo lugar, Semad em terceiro lugar, Secretaria Municipal de Educação (Semed) em quarto e a Manaus Previdência em quinto lugar.
Os critérios de avaliação envolveram não apenas quantidade de participantes em cursos, mas também a efetividade das ações solicitadas à Espi e o índice de evasão por secretaria.
Também receberam homenagens os servidores de cada secretaria que se destacaram em participação de cursos em 2018 e os Agentes Espi, representantes da escola de governo que divulgam as oportunidades nas secretarias. “Esses servidores divulgam os cursos da Espi, fazem a inscrição de servidores e os motivam a participar. Se não fossem os Agentes, ficaria difícil alcançar todas as secretarias”, analisa a diretora de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra.
A Espi realiza entre os meses de dezembro e janeiro o Levantamento de Necessidades de Capacitação nos órgãos da Prefeitura de Manaus, a fim de projetar a programação de oportunidades para 2019. A meta é ampliar em 10% o quantitativo de servidores e agentes públicos capacitados.