Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Prefeitura de Manaus alerta pais para vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue

Compartilhe

Manaus – A Prefeitura de Manaus faz um apelo aos pais de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, para que levem seus filhos a uma das 69 salas de vacina contra a dengue, para que seus filhos sejam protegidos contra as formas graves da doença. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a Semsa oferta o imunobiológico ao grupo de 10 a 14 anos de idade, que é mais vulnerável a desenvolver as formas graves da doença.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) indicam que 93.154 pessoas desse segmento estão imunizadas desde o início da oferta da vacina, em fevereiro do ano passado, o que corresponde a 57,25% da meta de imunização, que compreende 162.708 crianças e adolescentes.

O esquema vacina da Qdenga compreende duas doses da vacina, obedecendo um intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose. A Semsa disponibiliza o imunizante em unidades de saúde que funcionam no horário regular, das 8h às 17h, e nas que atendem no horário ampliado, das 7h às 20h, e que funcionam aos sábados, das 8h às 12h.

A Clínica da Família Carmen Nicolau, situada na rua Nestor Nascimento, s/n, Lago Azul, na zona Norte, além do funcionamento em dias úteis, também atende o público aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Os endereços e horários de funcionamento das unidades pode ser conferido por meio do link: https://www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades/vacinacao/

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, ressalta que se vacinar contra a dengue é uma estratégia eficaz para evitar que a doença evolua para os sintomas mais severos.

“O período chuvoso é sempre desafiador para a saúde pública, porque nessa fase aumenta a transmissibilidade de doenças por arboviroses e as síndromes gripais. Mas nesse cenário temos uma arma efetiva que aumenta a defesa do corpo para a infecção causada pela dengue. Precisamos valorizar essa conquista e por isso apelamos aos pais e responsáveis que vacinem seus filhos”, salienta o subsecretário.

Orientação
O subsecretário Djalma Coelho informa que as crianças e adolescentes que tiveram diagnóstico confirmados para dengue, precisam aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. “Mas se a infecção acontecer depois desse usuário ter recebido a primeira dose, orientamos que se espere 30 dias a contar do desaparecimento dos sintomas para que a segunda dose seja recebida”, aconselha.


Siga-nos no Google News Portal CM7