Prefeito David Almeida confirma permanência de Clécio Freire e Armínio Pontes no secretariado de Manaus
Manaus – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta quarta-feira (4), durante workshop da Subsecretaria da Receita (Subrec), a continuidade de Clécio Freire como secretário municipal de Finanças e de Armínio Pontes como subsecretário da Receita para o quadriênio 2025-2028. O evento, que teve como foco a evolução dos resultados fiscais, metas e atividades da Subrec, também serviu para destacar os avanços da gestão e os desafios para o próximo período.
Ao final do workshop, que também apresentou as projeções para os próximos anos, o prefeito reforçou o êxito da equipe atual e garantiu que as duas figuras-chave da Secretaria Municipal de Finanças (Semef) continuarão à frente das pastas na próxima gestão. “Estamos aqui no nosso último workshop do ano, e confirmo a permanência do secretário Clécio, como secretário de Finanças, e do subsecretário Armínio. Esta equipe tem feito um trabalho excelente nos últimos quatro anos e tem muito mais a oferecer para a população de Manaus”, afirmou David Almeida.
Em sua fala, o secretário de Finanças, Clécio Freire, destacou os resultados positivos da gestão, evidenciados no evento, e agradeceu a confiança do prefeito para seguir no cargo. “Hoje, ao fazer o balanço geral de nossa gestão, vemos como foi exitosa nossa administração. A cidade avançou, e a equipe teve papel fundamental. A população pode esperar bons resultados e a aplicação de novas tecnologias na gestão fiscal para o próximo quadriênio”, garantiu Clécio.
Clécio Freire é economista formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e possui MBA em Auditoria e Controladoria em Finanças pela FGV. Com vasta experiência no setor público, ele atua como auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) desde 2012, e já ocupou diversos cargos em diferentes entidades, como diretor-financeiro da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e subsecretário da Semasc. Além disso, ele é membro do Conselho de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus.
Já Armínio Pontes, que continuará como subsecretário da Receita, possui uma carreira sólida como contador e auditor. Graduado em Ciências Contábeis pela Ufam e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pontes tem mais de três décadas de experiência na área, incluindo cargos acadêmicos e profissionais na Secretaria Municipal de Finanças. Ele é um nome reconhecido no Amazonas, tendo presidido a Academia de Ciências Contábeis do Estado por dois mandatos.
A confirmação da permanência de Clécio Freire e Armínio Pontes à frente da Secretaria de Finanças e da Subsecretaria da Receita sinaliza a continuidade de uma gestão fiscal estratégica e focada no crescimento de Manaus, com novos desafios pela frente, como a busca por fontes de receita e o uso de tecnologia para aprimorar os serviços municipais.