Ponta Negra irá receber espetáculo de acrobacias da Esquadrilha da Fumaça em Manaus
Manaus – Com mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a “Esquadrilha da Fumaça” vai se apresentar nos céus do complexo turístico Ponta Negra, no dia 8 de julho, às 16h, em Manaus.
O evento marca as comemorações da Força Aérea Brasileira (FAB) para a homenagem aos 150 anos do nascimento do brasileiro Santos Dumont.
Em Manaus, a estimativa dos envolvidos na organização do evento é de receber um público de 3 mil pessoas para acompanhar as acrobacias aéreas.
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da esquadrilha, representa a oportunidade de estabelecer contato com a FAB.
As comemorações em torno do patrono da aviação e inventor do avião 14-BIS envolvem, ainda, em Manaus, cerimônias militares, palestras em escolas, exposições em shoppings e no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, apresentação da orquestra sinfônica da FAB no Teatro Amazonas, corrida, entre outros.
Demonstração Aérea
Toda apresentação da EAD conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução.
As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com quase 50 acrobacias.
Em uma demonstração aérea, antes da decolagem, os sete pilotos são acompanhados pelos mecânicos da área de manutenção e se apresentam para o líder da esquadrilha, marchando até os aviões e iniciando as ações necessárias para a partida das aeronaves. Após todos os procedimentos de segurança, é dado início ao show aéreo.