Plataforma digital desperta interesse de alunos pela matemática
Manaus – O mito de que a matemática é a “vilã” na vida dos estudantes foi deixado de lado pelos 154 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Themístocles Pinheiro Gadelha, no Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. O segredo da mudança aconteceu após a utilização da plataforma digital Khan Academy, que dispões de 2 mil vídeo-aulas, 300 mil exercícios de matemática e 4 milhões de exercícios, dando ao professor a possibilidade de tornar as aulas mais atrativas, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem da disciplina.
A plataforma Khan Academy é utilizada em 110 unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que trabalha em parceria com a Fundação Lemann. Atualmente, mais de 16 mil alunos da rede municipal utilizam a plataforma dentro e fora da sala de aula.
As aulas acontecem no telecentro da unidade, de acordo com o horário do professor, que geralmente utiliza um tempo de aula. A Khan Academy é dividida em fundamentos da matemática por ano de ensino e possui assuntos como geometria, as quatros operações, raciocínio lógico, que são trabalhados de uma forma bem prática. Isso torna o ensino da disciplina inovador, interessante e fora dos moldes normais de sala de aula.