Operação de combate à poluição sonora aborda 17 estabelecimentos
Manaus- A Prefeitura de Manaus, juntamente com os órgãos que compõem o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), realizaram, no último final de semana, uma operação de combate à poluição sonora que fez abordagem a 17 estabelecimentos denunciados por excesso de barulho. Somente no sábado, 14/04, foram lavrados três autos de infração, com um total de 553 Unidades Fiscais do Município (UFMs), em multas, o equivalente a R$ 55,2 mil. Duas mesas de som foram apreendidas. A ação se estendeu até a madrugada do domingo, com um total de 10 estabelecimentos visitados.
Na noite de sexta-feira, 13/04, e madrugada de sábado, a fiscalização percorreu quatro bares e três lojas de conveniência e ilhas geladas de postos de gasolina na zona Oeste, nos bairros da Compensa, Lírio do Vale, Ponta Negra e Redenção. A ação contou com o apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus). Dois bares foram notificados e interditados para uso de som. Um deles, situado no Lírio do Vale, também foi autuado pela OMB por ausência de inscrição junto ao conselho regional do órgão.
De acordo com o diretor de Fiscalização da Semmas, Enéas Gonçalves, o balanço do final de semana, apresentado nesta segunda-feira, foi positivo e a parceria dos órgãos de controle e segurança continua sendo de suma importância para o êxito das operações. “Passamos a ter agora a Ordem dos Músicos do Brasil, como aliada nas operações, o que tem sido bastante positivo do ponto de vista do aumento do controle da atividade sonora nesses locais, tendo em vista que além da licença ambiental, os mesmos precisam apresentar inscrição junto à OMB”, afirmou.