Brasília Amapá |
Manaus

Natal do Abraço encerra ‘Almoços Solidários’ com distribuição de mil refeições para pessoas em vulnerabilidade social

Compartilhe

Manaus – O Natal do Abraço contagiou a cidade com muita alegria, luzes, música, abraços, carinho e gestos de bondade. E uma das formas de demonstrar alguns dos sentimentos que envolveram a campanha foram os “Almoços Solidários”. Realizados em áreas periféricas da cidade com pessoas, reconhecidamente, em situação de risco social, os “Almoços Solidários” são o terceiro eixo da programação do Natal do Abraço.

Os “Almoços Solidários” foram realizados nas cozinhas comunitárias da Vila da Felicidade, na Colônia Oliveira Machado; no Centro POP; no restaurante comunitário do Parque do Idoso e o encerramento foi feito na Cozinha Comunitária da Panair, Educandos, zona Sul, nesta sexta-feira, 21/12. Durante os almoços foram distribuídas 1.000 refeições com temática natalina, sendo 200 em cada um desses locais.

Realizado pelo Fundo Manaus Solidária, os “Almoços Solidários”, conforme a presidente do Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro são um carinho a mais para aquelas pessoas que passam por tantas dificuldades físicas, emocionais e que buscam na Prefeitura de Manaus aquilo que lhes falta. Todos os lugares em que os “Almoços Solidários” foram realizados, segundo ela, possuem dificuldades que precisam de uma atenção mais direcionada e essa é também uma das funções do Natal do Abraço, identificar os problemas e buscar e apresentar soluções.

“O maior alimento que estamos deixando aqui é o alimento do amor, é a preocupação com o próximo. A gente olha essas pessoas almoçando aqui e às vezes acha que está fazendo tão pouco, mas não é. Essa é uma forma de reforçar que nos importamos com eles e de dizer que faremos sempre o que pudermos para que tenham uma vida um pouco melhor. Alguns aqui (Panair) têm problemas com álcool, drogas e outros tipos de vícios que não nos cabe julgar. A nós cabe acolher, abraçar, dar carinho e é isso que estamos fazendo aqui e em todos os lugares por onde os Almoços Solidários passaram”, afirmou.

A ideia dos “Almoços Solidários” foi comemorada por Josimar dos Santos, usuário da Cozinha Comunitária da Panair. “É uma ideia muito boa. Que enche a barriga de muita gente que não tem dinheiro para comprar uma comida boa como essa. Esse dia foi bom demais, muito especial. Agradeço a todos que nos proporcionaram isso”, falou.

Parque do Idoso

Na quinta-feira, 20, o “Almoço Solidário” foi realizado no Parque Municipal do Idoso, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Idosos residentes da Fundação Doutor Thomas (FDT) e usuários do Parque Municipal do Idoso (PMI) viveram momentos de magia, com direito a Papai e Mamãe Noel, personagens do Parque da Criança, Banda de música “Uns e outros”.

Etelvina Rodrigues de Alencar, 80, residente há 6 meses da FDT era uma das mais animadas e ansiosas pela próxima confraternização. “Foi incrível, estou muito feliz por participar deste dia tão especial. Me diverti bastante com os idosos do parque e meus amigos da fundação. Desde que cheguei à instituição fui tratada como uma princesa e só tenho a agradecer aos colaborados e à família Doutor Thomas, pelo cuidado, comprometimento e troca de carinho diário”, disse.

Este é o segundo ano em que os idosos da FDT recebem o “Almoço Solidário” e para a diretora-presidente da Fundação, Martha Moutinho receber o Natal do Abraço é motivo de muita alegria para os idosos, familiares e funcionários. “É uma grande satisfação receber o Natal do Abraço, confraternizar e principalmente integrar idosos, servidores e familiares nesta grande festa. Agradeço a primeira-dama Elisabeth e ao prefeito Arthur Neto por escolherem, mais uma vez, o Parque do Idoso para receber a edição do ‘Almoço Solidário’”, afirmou.

Agradecimentos

A presidente do Fundo Manaus Solidária também agradeceu o envolvimento e a participação de todos que fizeram os ‘Almoços Solidários” acontecerem. “O sucesso desse projeto depende do coração solidário de cada um. O Fundo Manaus Solidária tem trabalhado muito em sensibilizar a sociedade. Por isso, convido a todos para que conheçam nosso trabalho e participem das nossas atividades. As pessoas não têm apenas fome de comida, têm fome de carinho e solidariedade também”, afirmou Elisabeth Valeiko.

Para a realização dos almoços, o Manaus Solidária contou com doações de alimentos do Frigorífico Vitello, que doou 104 quilos de carne; Mercantil Nova Era, que doou 50 quilos de peixes; e Pátio Gourmet, que doou 1.000 panetones.

“Agradeço ao Frigorífico Vitello, ao Pátio Gourmet e ao Nova Era e esperamos que, para o próximo ano, tenhamos mais parceiros, buscando sempre a transparência para passar credibilidade. Todos podem doar, pois nada é pouco, tudo é muito quando você tem vontade de fazer”, finalizou a presidente do Fundo Manaus Solidária.

Parceria

As cozinhas e restaurantes comunitários são geridos pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O Natal do Abraço, como um todo, tem como parceiros as secretarias municipais: de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), de Infraestrutura (Seminf); Semasc; Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp); de Educação (Semed); de Comuniação (Semcom); de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Casa Militar; o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans); o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e as fundações Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Doutor Thomas (FDT).

“Quero agradecer todos os envolvidos, todas as empresas que realizaram doações, aos chefs de cozinha, a equipe do FMS, a todos que de alguma maneira contribuíram. Tenho certeza que no próximo ano, nosso Natal será mais rico ainda, contando sempre com a doação do seu tempo, do seu amor e do seu carinho. Um Feliz Natal para todos”, disse a presidente do Fundo.

Natal do Abraço

O conceito do Natal do Abraço é uma idealização da presidente do Fundo Manaus Solidária, que identificou a necessidade de resgatar valores genuínos do Natal e que vê no abraço uma das mais significativas manifestações de afeto, acolhimento, amizade e solidariedade.

O Natal do Abraço foi dividido em três eixos de atuação e em todos incentiva o protagonismo solidário, que beneficie a todos, especialmente, àqueles em situação de vulnerabilidade social. O primeiro eixo é o “Espírito de Natal”, que está relacionado a ornamentação da cidade. Neste eixo, procura-se passar por meio da ornamentação da cidade, os sentimentos de solidariedade, amor, paz, generosidade, compaixão, além de boas energias.

O segundo eixo é o “Noites Felizes”, em que o espírito natalino é propagado por meio de uma intensa programação cultural com apresentação de corais, fanfarras e grupos musicais em diversas áreas da cidade. O terceiro eixo são os “Almoços Solidários”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7