Brasília Amapá |
Manaus

“Masculinidades e Saúde do Homem” é o tema do Novembro Azul

Compartilhe

A intensificação de ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem serão o destaque das atividades promovidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante o Novembro Azul. O foco será atividades que promovam a saúde integral do homem, a prevenção de doenças e o bem-estar físico e mental, sob o tema “Masculinidades e Saúde do Homem”.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a Atenção Básica aproveita o Novembro Azul, que é um movimento internacional dedicado à conscientização na luta contra o câncer de próstata, para fortalecer as ações direcionadas aos homens, abordando a saúde integral do público masculino.

“Culturalmente, os homens pouco procuram as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para ações preventivas de rotina e, assim, não participam das ações de autocuidado. Além do mais demoram para procurar assistência quando têm algum sintoma, permitindo o agravamento das doenças”, alerta Marcelo Magaldi.

O objetivo da Semsa, de acordo com a coordenadora do Programa Saúde do Homem, da Semsa, Maria Eliny Rocha, é contribuir para a compreensão das representações do ser homem, ajudando a refletir sobre os princípios para a promoção da saúde masculina, promovendo ações que valorizem ambientes estimulantes e que permitam a esses homens serem protagonistas das ações do setor saúde.

As ações serão executadas pelas Unidades de Saúde e irão alertar sobre questões como o cuidado em Saúde Bucal, aquisição de hábitos saudáveis com prática de atividade física e alimentação saudável, hipertensão arterial e diabetes, imunização, realização de exames de rotina e do teste rápido para HIV, sífilis e hepatite.

“O importante é que os homens estejam inseridos nas ações realizadas pelas UBSs, procurando atendimento pelo menos uma vez ao ano. Uma das estratégias da Semsa é o fortalecimento do pré-natal do parceiro. Envolvendo os homens no acolhimento inicial do pré-natal, garantimos, já em um primeiro momento, a consulta médica e a realização de exames de rotina. É uma forma diferenciada de acolhimento e que estimula o homem a tomar a iniciativa de cuidar da própria saúde durante toda a vida”, informou Eliny.

Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7