Lançamento da campanha de combate às queimadas terá corrida e caminhada ecológica
Manaus – A Prefeitura de Manaus lançará a Campanha de Combate às Queimadas 2018 no próximo sábado, 28/7, no Parque Municipal do Mindu, na zona Centro-Sul, com uma corrida e caminhada ecológica de dois quilômetros pelas trilhas da unidade de conservação, dentro da programação da Virada Sustentável. O evento terá início às 7h30 e a participação é livre.
A iniciativa visa chamar a atenção para a problemática das queimadas e os malefícios causados ao meio ambiente, além de deflagrar oficialmente o início das ações de controle e sensibilização ambiental, desenvolvidas neste período pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) voltadas para o tema.
O secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, explica que, com o período de verão amazônico, o problema das queimadas se intensifica, exigindo uma ação mais efetiva de controle por parte do poder público. “O objetivo da campanha é desencadear um mutirão de ações de fiscalização e educação ambiental especificamente com o propósito de atender as demandas existentes na secretaria, e a corrida é uma forma simbólica de darmos início a esse trabalho”, comentou. O trajeto terá dois quilômetros de extensão, seja caminhando ou correndo. Os participantes poderão levar para casa mudas de espécies frutíferas e ornamentais, que estarão sendo distribuídas no local.
O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, informa que a concentração terá início às 7h30, com uma atividade de aquecimento, e a largada às 7h45. “Todo o percurso estará sinalizado e contará com a presença de agentes ambientais voluntários da Semmas e do grupo de idosos Agita Mindu, o que permitirá a participação de todos com segurança. O trajeto é relativamente pequeno, com subidas e descidas, num ambiente natural”, afirmou Araújo. Segundo ele, os participantes devem usar tênis, roupas leves e portar sua garrafinha para água, evitando o uso de descartáveis.
A corrida será o start para atividades de sensibilização que serão desenvolvidas em logradouros públicos e encontros comunitários. As ações acontecerão na Bola do Produtor, shoppings populares, cruzamentos, praças, entre outros locais, sempre às quintas-feiras, até o final do mês de outubro. Serão distribuídos materiais de divulgação da campanha e mudas frutíferas e ornamentais.