Jovens e adultos são certificados para o Mundo do Trabalho - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas

Adsense Responsivo

Jovens e adultos são certificados para o Mundo do Trabalho

Postado por Marcus Barros - 12/09/2018 09:08    

Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), certificou 159 jovens e adultos de diversas comunidades carentes da capital. Eles participaram das Oficinas de Desenvolvimento de Habilidades e Preparação para o Mundo do Trabalho. A solenidade foi realizada na terça-feira, 11/9, no auditório da Uninorte, Centro. Os formandos são usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Jorge Teixeira, Cidade Nova, Terra Nova, Compensa, União e Japiim.

Os participantes da oficina foram inseridos no Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), do governo federal, gerido pela Semmasdh. O programa promove a sensibilização e identificação dos usuários desenvolvendo habilidades pessoais e orientação sobre o mundo do trabalho e acesso a oportunidades profissionais.

“Estamos oportunizando para essas pessoas uma motivação para adentrarem ao mundo do trabalho como vencedores. Eles aprenderam nas oficinas como funciona a sistemática. As portas se abrem a partir do momento que eles começam a buscar a qualificação, uma vez que a Prefeitura de Manaus está trabalhando para que esses usuários em vulnerabilidade, também se tornem empreendedores”, destacou o secretário da Semmasdh, Dante Souza.

As oficinas tiveram duração de 20h e os assuntos abordados foram: o que é empreendedorismo, perfil de um empreendedor de sucesso, marketing do empreendedor, primeira entrevista, elaboração de curriculum, motivação profissional, entre outros.

Para a nova empreendedora, Cristina dos Santos, 43, as oficinas foram um divisor de águas para alavancar o empreendimento de quentinhas no residencial Viver Melhor, zona Norte.

“Eu me encontrei com as oficinas, dentro do que eu já estava trabalhando que é a gastronomia. Com a capacitação pude desenvolver minha capacidade de fazer o que eu gosto. Hoje eu estou com meu fornecimento de quentinhas que já tem uma boa demanda, pois as oficinas não me ensinaram só a trabalhar, mas a empreender”, relatou.

Próxima Etapa

Após a formação, os usuários serão orientados pela equipe do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) a cadastrarem seus currículos na Plataforma Digital do Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional do Pronatec Oferta Voluntária.

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie nas Últimas Notícias
 
Aplicativo da Rádio CM7