Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), certificou 159 jovens e adultos de diversas comunidades carentes da capital. Eles participaram das Oficinas de Desenvolvimento de Habilidades e Preparação para o Mundo do Trabalho. A solenidade foi realizada na terça-feira, 11/9, no auditório da Uninorte, Centro. Os formandos são usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Jorge Teixeira, Cidade Nova, Terra Nova, Compensa, União e Japiim.

Os participantes da oficina foram inseridos no Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), do governo federal, gerido pela Semmasdh. O programa promove a sensibilização e identificação dos usuários desenvolvendo habilidades pessoais e orientação sobre o mundo do trabalho e acesso a oportunidades profissionais.

“Estamos oportunizando para essas pessoas uma motivação para adentrarem ao mundo do trabalho como vencedores. Eles aprenderam nas oficinas como funciona a sistemática. As portas se abrem a partir do momento que eles começam a buscar a qualificação, uma vez que a Prefeitura de Manaus está trabalhando para que esses usuários em vulnerabilidade, também se tornem empreendedores”, destacou o secretário da Semmasdh, Dante Souza.

As oficinas tiveram duração de 20h e os assuntos abordados foram: o que é empreendedorismo, perfil de um empreendedor de sucesso, marketing do empreendedor, primeira entrevista, elaboração de curriculum, motivação profissional, entre outros.

Para a nova empreendedora, Cristina dos Santos, 43, as oficinas foram um divisor de águas para alavancar o empreendimento de quentinhas no residencial Viver Melhor, zona Norte.

“Eu me encontrei com as oficinas, dentro do que eu já estava trabalhando que é a gastronomia. Com a capacitação pude desenvolver minha capacidade de fazer o que eu gosto. Hoje eu estou com meu fornecimento de quentinhas que já tem uma boa demanda, pois as oficinas não me ensinaram só a trabalhar, mas a empreender”, relatou.

Próxima Etapa

Após a formação, os usuários serão orientados pela equipe do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) a cadastrarem seus currículos na Plataforma Digital do Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional do Pronatec Oferta Voluntária.