Imigrantes acampam na Praça da Saudade no Centro de Manaus
Manaus – Imigrantes da Venezuela, Peru, Chile e Colômbia montaram acampamento na Praça da Saudade, no Centro de Manaus. Há pouco mais de uma semana no local, o grupo comercializa artesanato e vive com ajuda de voluntários. Eles alegam que estão de passagem e pretendem seguir para outras cidades do Brasil.
Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), dois venezuelanos, dois peruanos, um chileno, um colombiano e um brasileiro estão no local.
Assistência
Na quinta-feira, 10, uma equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) esteve no local.
Por meio de nota, a secretaria informou que novas abordagens devem ser feitas, pois os acampados optaram por não serem encaminhados para um centro de acolhimento. Eles alegam que estão de passagem pela cidade.
Em abrigos
Diferente das pessoas acampadas na Praça da Saudade, um grupo de 164 imigrantes venezuelanos que deixou o país de origem desembarcou em Manaus na sexta-feira (4) seguiu para abrigos na capital amazonense. Os imigrantes chegaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Esse foi o segundo deslocamento de venezuelanos de Roraima para outros estados brasileiros no processo de interiorização dos imigrantes, que realizado pelo Governo Federal e a Organização das Nações Unidas (ONU).
G1