Escândalo: alunos de baixa renda da área da saúde denunciam Faculdade Matias Machline por dar nota em troca de alimentos
Manaus – Uma prática chocante foi exposta por estudantes da renomada Faculdade Mathias Machline, envolvendo alunos de cursos da área da saúde, como enfermagem, fisioterapia e biomedicina. Os alunos, que são em sua maioria de baixa renda, denunciaram que a instituição está dando notas em troca de alimentos arrecadados durante uma gincana, criada pela coordenação do curso de enfermagem. A denúncia foi revelada com exclusividade ao Portal CM7 Brasil nesta terça-feira (30/4).
Segundo as regras estabelecidas pela coordenação, os alunos devem arrecadar alimentos não perecíveis para uma ação social. A quantidade de alimentos arrecadados determina a pontuação dos alunos, que será convertida em notas nas disciplinas. Entretanto, a pressão para participar da arrecadação é tão intensa que os alunos se sentem obrigados a doar, mesmo que isso represente um peso financeiro considerável para eles.
Essa prática, além de não avaliar o aprendizado dos acadêmicos, desrespeita a dignidade dos alunos e cria um ambiente de competição injusta, onde aqueles que têm condições financeiras melhores acabam se destacando, enquanto os alunos de baixa renda se sentem ainda mais prejudicados.
Os estudantes relatam ter buscado auxílio da coordenação do curso e dos professores, mas foram informados de que a decisão partiu da alta direção da faculdade. Algumas medidas alternativas de avaliação foram prometidas anteriormente, mas agora os alunos estão sendo forçados a participar desse método de avaliação que, segundo eles, os prejudica em todos os sentidos.
Diante desse cenário, os estudantes afirmam ter procurado a ouvidoria da faculdade, porém, descobriram que não há esse canal de comunicação. Por isso, apelaram à imprensa e às autoridades competentes para investigar e tomar medidas em relação a essa situação, considerando que a Faculdade Matias Machline é mantida com recursos provenientes da Lei de Informática do Estado do Amazonas.
Arrecadação de Alimentos:
– Os alunos devem coletar alimentos não perecíveis (exceto sal).
– A pontuação dos alunos será determinada pela quantidade de alimentos arrecadados, seguindo as classificações (1º, 2º e 3º lugar) de acordo com a seguinte tabela:
– Até 10 kg arrecadados: 3 pontos
– Até 20 kg arrecadados: 4 pontos
– Até 30 kg arrecadados: 5 pontos
– Os alimentos coletados serão destinados para os Tuiwuka, em uma ação social no dia 17 de maio, das 14h às 17h, conduzida pelos discentes e docentes, tanto presencialmente quanto por meio de uma iniciativa social.
Pontuação nas Disciplinas
– Os pontos obtidos na arrecadação de alimentos serão convertidos em notas nas disciplinas dos participantes.
– A nota máxima que um aluno pode obter em todas as disciplinas é de 5 pontos, correspondente à arrecadação de até 30 kg de alimentos.
Disposições Finais
– A comissão organizadora será encarregada de fiscalizar a coleta de alimentos e a pontuação dos alunos, garantindo a transparência e a integridade do processo.
Documentos:
SEMANA DE ENFERMAGEM CRONOGRAMA
Contato
O CM7 entrou em contato com administração da Faculdade Mathias Machline, que enviou a seguinte nota:
“A denúncia não apresenta nenhum fundamento. Nossos processos avaliativos são disciplinados em nossos documentos internos e, portanto, atendem aos padrões de exigência da instituição e dos órgãos regulatórios. O processo de arrecadação de alimentos em curso na instituição se trata de ação social parte da Semana de Enfermagem, durante a qual os alunos realizarão atividades práticas junto a uma comunidade indígena e não tem nenhuma relação com as avaliações aplicadas aos alunos. Ressaltamos que nossa instituição prima por padrões éticos em todas as suas atividades”.