Manaus – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou nesta quarta-feira, 3/10, a Base Leste do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Manaus), situada na avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves, totalmente revitalizada. A unidade recebeu obras de ampliação, com a construção de banheiro para Pessoas com Deficiência (PCDs), conforto feminino, rampa para lavagem de ambulâncias, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), entre outras melhorias.

Em toda a cidade, a prefeitura tem 11 bases do SAMU 192, situadas em locais estratégicos, para agilizar o atendimento às chamadas de urgência e emergência, sendo uma base fluvial, além da Central de Atendimentos, localizada na Praça 14 de Janeiro, zona Sul, para onde convergem todas as ligações e onde é feita a regulação.

“Essa base estava fechada, nós abrimos, revitalizamos e dotamos com uma moderníssima e eficaz Estação de Tratamento de Esgoto, para dar exemplo em saúde pública. Vamos entregar, paulatinamente, as demais bases do Samu revitalizadas igualmente, porque esses profissionais merecem nosso respeito e nós somos gratos aos “samuzeiros”, essas figuras maravilhosas que atendem e salvam vidas diariamente. Tenho muito respeito e carinho por eles e eles sabem disso. Agora, passam a ter mais conforto no local em que trabalham e, a partir daí, podem exercer aquilo que eles têm de sobra que é a dignidade profissional deles”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

Antes da ampliação, a base tinha pouco mais de 62 metros quadrados. Com a obra, o espaço passa a ter mais de 190 metros quadrados, oferecendo melhor estrutura e mais conforto aos profissionais que trabalham no local em sistema de plantão.

“A revitalização amplia a nossa base, conseguimos aumentar o conforto para os médicos, para os enfermeiros e demais profissionais de saúde. Temos uma área de conforto masculina e outra feminina, um banheiro ampliado para Pessoas com Deficiência, temos também uma estação de tratamento moderna, equipamentos para ambulâncias, enfim, a gente procura, diuturnamente, dar mais condições de trabalho aos servidores do Samu, que tanto lutam para preservar vidas”, complementou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

A obra foi concluída em 120 dias e teve um custo total de R$ 485 mil. Além dessa, outras três bases do Samu estão com obras em execução: Aleixo, Compensa e Cidade de Deus. Também irão entrar em reforma as estruturas do bairro Colônia Antônio Aleixo, Santa Etelvina e a Base Sul, que fica na rotatória da Suframa. Está prevista, ainda, a reforma da Base do Samu 192 Manaus do Puraquequara.