Manaus – A Central de Emergência 199 da Defesa Civil de Manaus recebeu até 13h desta terça-feira (21), em virtude da chuva, 18 ocorrências na capital amazonense, que estão na programação de atendimentos pelas equipes técnicas do órgão municipal.

Foram registrados seis alagações nos bairros da Raiz, Japiim, Nova Vitória, Colônia Antônio Aleixo e Jardim Petrópolis; seis ocorrências de crateras nos bairros Vila da Prata, Centro, Santo Antônio, Loteamento São Sebastião, Colônia Antônio Aleixo e conjunto João Paulo; três desabamentos de muros no Mauazinho, Jardim Petrópolis e Coroado; um desabamento de barranco na Colônia Oliveira Machado; um desabamento de casa no Jardim Petrópolis e um risco de tombamento de árvore no Japiim.

O departamento de operação da Defesa Civil municipal informa que equipes já estão nos atendimentos das ocorrências e a Central de Emergência 199 segue em pronto atendimento 24h.

Monitoramento

Conforme os dados dos Pluviômetros Automáticos da Defesa Civil instalados pela cidade, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva até o fim da manhã desta terça-feira é de 74,2 mm.

Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesa Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.