Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Aluno da Escola Municipal Paulo Graça conquista medalha de prata na 13ª edição da Obmep

Compartilhe

Os investimentos pedagógicos feitos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Manaus (Semed) na educação municipal ao longo dos últimos anos têm gerado bons resultados. Novamente um estudante da rede pública municipal é destaque em uma competição nacional.

Dessa vez, trata-se do aluno Matteo Freitas Reis, 14, do 9º ano da Escola Municipal Paulo Graça, no bairro Parque das Larajeiras, zona Centro-Sul de Manaus, que conquistou uma das medalhas de prata da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que este ano contou com a participação de mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país.

A Obmep é destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Além da medalha de prata na Obmep, Matteo também recebeu, na última quinta-feira, 30/11, o certificado de menção honrosa por ter sido um dos alunos destaques da 2ª Olimpíada Amazonense de Matemática (OAM) deste ano. Segundo o medalhista, o maior incentivo para estudar é a busca por um futuro promissor, por isso o empenho em sempre estar preparado para as competições das quais participa.

“Meu maior incentivo é querer subir na vida, é pensar em um futuro próspero, e consequentemente ser uma pessoa de sucesso e, além disso, o desejo de estar entre os melhores em competições com essa de destaque nacional. Me deixa feliz saber que estou entre melhores alunos de matemática de todo o Brasil”, destacou o estudante, acrescentado que o objetivo agora é umas das medalhas de ouro.

Para a Raquel Freitas Reis, mãe de Matteo, o resultado é reflexo do esforço e determinação do jovem. “O Matteo vem se preparando desde o início do ano para essa e outras competições. Para isso ele vem abdicando de momentos de lazer e entretenimento para alcançar seus objetivos. Isso prova que esse resultado é fruto do seu próprio esforço. Como mãe, fico muito orgulhosa”, declara.

Jocelim da Silva Oliveira, gestor da unidade desde 2005, salientou que a conquista também é muita significativa para a escola, porque demonstra o compromisso que todo o corpo docente tem com a qualidade do ensino oferecido e com preparação de alunos, não apenas para competições como a Obmep, mas para a futura vida acadêmica desses estudantes.

“O prêmio também é fruto do trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe pedagógica da escola, neste caso em especial, a professora de matemática Margarete dos Santos. É importante também para divulgar o trabalho da escola e da secretaria como um todo”, disse.

A competição

Os alunos participantes da OBMEP 2017 foram divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade. No primeiro nível estavam inseridos estudantes do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. No segundo nível participaram estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e no terceiro nível puderam participar estudantes dos três anos do Ensino Médio.
Cada um desses níveis premiou alunos com medalhas de ouro, prata e bronze. Ao todo, foram concedidas 6 mil medalhas para alunos que obtiverem as maiores notas na prova da segunda fase, ocorrida no dia 16 de setembro. Sendo 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. A Semed contou este ano com a participação de aproximadamente 50 mil estudantes.

Outra aluna da rede que também alcançou um resultado significativo foi Laura Emanuele Medeiros de Freitas, da Escola Municipal Dr. Aristófanes Bezerra de Castro, na comunidade Aliança com Deus, no bairro Cidade de Deus, zona Leste de Manaus, que conquistou a medalha de bronze na competição.

A Semed ainda teve outros 28 alunos que recebem certificados de menção honrosa pela participação na competição, sendo premiados. no nível 1, João Paulo de Almeida Pereira, da Escola Municipal Aribaldina de Lima Brito, no Jorge Teixeira e Ken Hunderson Maria Alves, da Escola Municipal Armando de Souza Mendes, no bairro São José, ambas unidades localizadas também na zona Leste da cidade. A Escola Municipal Luiz Jorge da Silva, também recebeu troféu por ter atingido pontuação considerável com o grupo de alunos que participou da competição.

A lista completa dos alunos que ganharam menção honrosa do nível 1 e 2 pode ser conferida no link http://premiacao.obmep.org.br/2017/verMenuAlunosPremiados-AM.htm

2ª OMA
E os bons resultados alcançados pelos alunos da rede municipal de educação em competições não param. Em 2017, a Semed contou com a participação de 1.800 estudantes na 2ª Olimpíada de Matemática do Amazonas, organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que reuniu 240 mil alunos de todo o Estado.

Nesta edição 21 alunos da rede municipal de ensino alcançaram resultados de destaques, sendo a aluna Lara Beatriz Almeida, da Escola Municipal Nazira Chamma Daou, no bairro Educandos, zona Sul que conseguiu o segundo lugar no Nível 1, para alunos do 4º e 5º ano. Outros 20 alunos receberam certificados de menção honrosa pela boa participação na competição.

Texto: Emerson Santos / Semed

Fotos: Lton Santos / Semed


Siga-nos no Google News Portal CM7