Amazonas – Anunciada pelo governador Wilson Lima, a modernização do armamento usado pelas Polícias Militar e Civil avança uma etapa, nesta quarta-feira (16/09), com o lançamento dos três editais de pregão eletrônico internacional para aquisição de armas. Realizado pelo Centro de Serviços Compartilhados (CSC-AM), os pregões visam adquirir, pelo menor preço global, mais de 6,6 mil armas, entre espingardas calibre 12 semiautomática e pistolas 9 milímetros.

A modernização do arsenal das polícias do Amazonas deve ampliar o poder de fogo e o combate à criminalidade. “Tudo isso vai ser importante para que o policial esteja preparado para combater a criminalidade. Além desta licitação, há outras estruturas que estamos montando, sobretudo, com o uso da tecnologia para fazer com que os crimes tenham uma resolutividade maior, e que as nossas polícias possam agir com mais rapidez. É um compromisso do nosso governo”, afirmou Wilson Lima.

O projeto da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) prevê a aquisição de 500 espingardas calibre 12 semiautomática e 6.129 pistolas 9 milímetros, ressaltou o titular da pasta, coronel Louismar Bonates. Estudo feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) revela que a pistola 9 milímetros é mais veloz e precisa, além de ter munições 7,9% mais baratas. Outra vantagem é sua maior capacidade de munição, leveza e a melhor resposta em situações de confronto, comparada as pistolas utilizadas hoje.

De acordo com o CSC-AM, as empresas interessadas em participar do Pregão Eletrônico devem inserir suas propostas até o dia 28 de setembro, às 15h15 (horário de Brasília), por meio do Portal de Compras do Governo do Estado do Amazonas: https://www.e-compras.am.gov.br. O início da sessão será no mesmo dia, às 15h30 (horário de Brasília).

Acesso – Os editais e seus anexos podem ser obtidos no portal de compras do Estado do Amazonas (www.e-compras.am.gov.br).

Mais informações podem ser obtidas no CSC-AM, por meio dos números (92) 3214-5622 e 3214-5640, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.