Manaus – O governador do Amazonas, Wilson Lima, lança, nesta segunda-feira (09), o programa Escola Ativa, que propõe inovações em conteúdo, método e gestão para estimular o desenvolvimento de estudantes de escolas de tempo integral da rede estadual de educação. Participam do evento, no Centro de Convenções Canaã, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, as equipes escolares de 27 unidades de ensino da modalidade, da capital e do interior, que receberão a primeira formação do programa.

O ‘Escola Ativa’ faz parte do projeto Escola da Escolha e é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e o Instituto Corresponsabilidade pela Educação (ICE), com apoio dos institutos Natura, Sonho Grande. Durante o evento no Canaã, com a participação do secretário da Seduc, Luís Fabian, e representantes dessas instituições, será assinado termo de cooperação técnica que formaliza a parceira.

O objetivo principal do programa é estimular o desenvolvimento dos estudantes para além da questão profissional, trabalhando valores e conhecimentos que os apoiem na tomada de decisões em vários aspectos da vida. O ‘Escola Ativa’ será aplicado em 27 escolas, sendo dez em Manaus e 17 no interior, atendendo 950 professores da rede estadual e mais de 11,3 mil alunos do ensino médio.

Até 2021, o ICE realizará formações presenciais junto às equipes escolares das unidades de ensino de tempo integral selecionadas. Serão, ao todo, cerca de 300 horas de formação. Entre os principais temas estão: Formação para Equipe de Implantação, Formação Inicial para Equipes Escolares, Aprofundamento em Projeto de Vida, Rotinas do Diretor e do Coordenador Pedagógico, Medição da Maturidade dos Procedimentos, Aprofundamento em Indicadores, Workshops de Estudos para as Regionais, Acolhimento e Semana de Protagonismo.

Escolas contempladas – Em Manaus, as unidades da rede estadual de ensino contempladas são: Escola Estadual (EE) Professora Jacimar da Silva Gama; EE Senador Petrônio Portella; EE Maria Rodrigues Tapajós; EE Governador Melo Póvoas; EE Maria Madalena Santana de Lima; EE Maria do Céu Vaz D’Oliveira; EE Cid Cabral da Silva; EETI Professora Lecita Fonseca Ramos; Centro Educacional Arthur Virgílio Filho; e EE Marcantônio Vilaça;

No interior do Amazonas, o programa Escola Ativa alcançará: EE Presidente Costa e Silva (Anori), EE Professora Maria Belém (Barreirinha), EE Euclides Corrêa Vieira (Beruri), EETI José Holanda Cavalcante (Borba), Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (Coari), Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes (Humaitá), Ceti Dom Jorge Edward Marskell (Itacoatiara), EETI Historiador Arindal Vinícius da Fonseca Reis (Manicoré), EE Prefeito Donga Michiles (Maués), EE Professora Enery Barbosa dos Santos (Nhamundá), EE Danilo de Mattos Areosa (Novo Airão), EE Brandão de Amorim (Parintins) e EETI Maria Eva dos Santos (Presidente Figueiredo), Ceti Prof.ª Rosária Marinho Paes (Nova Olinda do Norte), Ceti Pedro Falabella (Urucará), Ceti Prof. Aristélio Sabino de Oliveira (Benjamin Constant) e Ceti Agostinho Ernesto de Almeida (Lábrea).

Sobre o Escola da Escolha – O projeto Escola da Escolha, realizado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), está presente em 18 estados brasileiros e foi concebido a partir de uma visão do jovem que, ao final da Educação Básica, constitua uma forte base de conhecimentos e valores; não seja indiferente a problemas reais que estão no seu entorno e se apresente como parte da solução; e agregue um conjunto amplo de competências que o permita continuar seu aprendizado nas várias dimensões do seu cotidiano, executando o seu “Projeto de Vida”.

O “Projeto de Vida é o eixo central do ‘Escola da Escolha’, cujas ações devem contribuir na formação dos jovens estudantes para que sejam levados a refletirem sobres seus sonhos, ambições e o que desejam para as suas vidas.