FVS-AM realiza capacitação voltada para a segurança do paciente
Com a finalidade de abordar os elementos de segurança ao paciente, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, até quinta-feira (18/04), a Oficina de Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente para profissionais de saúde oriundos de 11 municípios do entorno de Manaus e Alto Rio Negro.
O treinamento inicia a partir das 8h, no miniauditório do Instituto Benjamin Constant (IBC), localizado na rua Silva Ramos, nº 991, Centro, zona sul de Manaus.
Para a gerente de enfermagem do Hospital de Barcelos, Samyres Texeira, a oficina aborda todas as medidas necessárias para garantir a segurança em todas as etapas do atendimento ao paciente.
“Estou sendo treinada aqui para ser uma multiplicadora no município e, desta forma, repassar, principalmente para equipe de enfermagem do hospital, a atualização dos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e recomendados pela FVS, buscando diminuir o risco de infecção hospitalar”, disse Samyres.
Ampliação – A coordenadora da Comissão e Serviços de Controle de Infecções Relacionados à Assistência à Saúde (Ceciss-FVS), Tatyana Amorim, acrescenta que esta é a primeira turma e que o treinamento deve ser ampliado para profissionais de todos os 62 municípios do Estado.
“A FVS está ofertando essa capacitação com objetivo de implementar e fortalecer os núcleos de segurança do paciente nos serviços de saúde dos municípios e assim reduzir, a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde”, comentou Tatyana.
Qualidade e segurança do paciente – Para o subgerente de serviços do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS, José Carlos Gualott, além da conduta das boas práticas de higienização dentro das unidades de saúde, outros fatores devem ser observados pela equipe multiprofissional da assistência.
“É a vigilância sanitária que regulamenta sobre qualidade e segurança do paciente, por isso, o envolvimento entre todos os atores do serviço é importante para o bom encaminhamento de fluxo nas unidades hospitalares”, disse José Carlos.
Durante a capacitação serão abordados temas como “Protocolo de Segurança do Paciente e Indicadores de Segurança e Monitoramento de Desempenho”, “Gestão de Risco”, “Tipos de Eventos Adversos relacionados e Assistência à Saúde”, “Cadastro de Serviço de Saúde”, “Gestão pró-ativa de Segurança do Trabalho”, “Plano de Segurança de Serviço de Saúde” até a “Apresentação do Plano elaborado pelos Treinados”.
Educação Continuada – Essa é a primeira turma das nove programadas para o primeiro semestre de 2019. De acordo com a coordenadora, a estimativa de participantes é em entorno de 175 profissionais que atuam na gestão dos serviços de saúde prestados à população de todos os municípios do Amazonas.