Manaus – A Fundação de Medicina Tropica Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) inaugurou, nesta quarta-feira (19), o novo laboratório de micobacteriologia para diagnósticos de tuberculose.

O evento contou com a presença do consultor técnico para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde na área de Atenção e Diagnóstico da Tuberculose, Dr. Artemir Coelho, que destacou a integração entre os diferentes entes, federal, estadual e municipal.

Em 2019, o laboratório de micobacteriologia da FMT-HVD realizou 8.746 diagnósticos para tuberculose.

O novo laboratório ampliou de três para nove espaços, e aumenta a possibilidade de diagnósticos. A ampliação vislumbra o aumento de disponibilidade de metodologias de exames para micobacterioses.

O local funciona das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, e recebe demanda de todos os Hospitais do Estado, além da própria demanda, ambulatorial e hospitalar da FMT-HVD.

“A ampliação do laboratório atende aos três pilares: ensino, pesquisa e assistência. Na rotina de assistência, amplia a gama de exames do laboratório. Na pesquisa, possibilita que novos projetos possam ser realizados, e, no ensino, com o aumento no número de metodologias, gera mais oportunidades para pesquisadores, estudantes e estagiários”, afirmou o gerente de Tuberculose da FMT-HVD, Marcelo Cordeiro.