Manaus 27º
quinta-feira - 23 de junho de 2022

Energia solar ganha adesão entre consumidores e empresários debatem oportunidades no Amazonas

Compartilhe

Amazonas – Empresários do Amazonas irão se reunir, no dia 28 de junho para debater como ampliar a autoprodução de energia elétrica em casas, comércios e indústrias. O evento acontecerá das 8h às 17h30, no Studio 5 Centro de Convenções, localizado na zona Sul de Manaus.

A reunião contará com palestras de especialistas e autoridades sobre os avanços da energia solar na região e no Brasil, o desenvolvimento econômico, ambiental e social a partir da fonte fotovoltaica, os modelos de financiamento de projetos e o avanço do empreendedorismo no segmento, entre outros.

O mercado de energia solar segue em crescimento no País, impulsionado pela conta de luz que não para de subir (o reajuste foi de 16% no Amazonas em 2021).

A geração de energia elétrica a partir de painéis solares já proporcionou mais de R$ 312 milhões em investimentos no Amazonas e abastece atualmente cerca de 4,9 mil consumidores na região. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), o uso da tecnologia já gerou quase 2 mil empregos locais desde 2012.

O Portal Solar, por exemplo, abriu 50 micro franquias nos primeiros cinco meses deste ano, crescimento de 40% em relação a dezembro de 2021. Com oito anos de atuação no mercado, a empresa completa um ano franchising brasileiro e prevê selecionar mais 200 franqueados até o final de 2022.

Para o gerente-geral do Portal Solar Franquia, Felipe Sapucahy, que estará no evento, a energia solar na região amazônica é essencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, já que, em muitas comunidades, ainda há precariedade de abastecimento energético e uma forte dependência de geradores a diesel, mais caros e poluentes.

“Assim, o crescimento da energia solar na região tem sido fundamental para melhorar a qualidade da energia elétrica nas cidades e nas comunidades isoladas, garantindo mais segurança, autonomia e independência aos consumidores a partir de uma fonte limpa e renovável”, comenta Sapucahy.

O Amazonas possui atualmente mais de 3,8 mil sistemas de geração própria de energia solar operacionais, espalhados por 34 cidades, ou 54,8% dos 62 municípios da região, que garantem redução na conta de luz, maior autonomia e sustentabilidade aos cidadãos amazonenses. O estado possui atualmente 60,3 megawatts (MW) de potência instalada, somando sistemas em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Mais informações do evento no link: http://absolarmeeting.org.br/

*Com informações da assessoria*.

 

Deixe seu comentário