Na tarde desta quinta-feira (13), realizou-se na sede da empresa Hyundai Zucatelli, reunião do Conselho Diretor da Associação PanAmazonia, a primeira reunião presencial do grupo de empresários mantenedores a entidade após a pandemia de Covid19.

A pauta de reunião se concentrou em dois assuntos: o fortalecimento do networking empresarial entre os associados da PanAmazonia e o planejamento do seminário “Reativando a Economia Regional”, a realizar-se em novembro.  Após a reunião, a Hyundai Zucatelli convidou para um Happy Hour.

Sobre a Associação PanAmazonia, cabe salientar que é uma organização que atua desde 2010, defendendo a ideia de que só a prosperidade pode salvar o homem e a floresta. Sem a atividade econômica, as populações e os biomas da região continuarão em processo de degradação social e ambiental. Nenhuma sociedade se desenvolveu sem recorrer a seus recursos naturais e usá-los economicamente. Vastíssimas áreas de floresta não podem continuar sem função econômica.

A sociedade amazônica deve conscientizar-se de que o modo mais rápido e concreto de promover o desenvolvimento socioeconômico é transformar os potenciais regionais em riqueza. Todos os esforços devem ser desprendidos para romper o engessamento econômico da Amazônia. É imperioso também a implementação de uma agenda liberal, com foco no investimento privado, na desburocratização, na  supressão de legislação ambiental excessiva, e na criação de um ambiente favorável e atrativo para negócios.

Com efeito, a Associação PanAmazonia construiu uma ampla rede de empresários em todos os estados da Amazônia brasileira e dos países vizinhos para promover
ações  contra o engessamento produtivo da região e a favor da prosperidade econômica das sociedades amazônicas, dentro do escopo do liberalismo.

A Associação PanAmazonia opera como uma rede de indivíduos e empresas da Amazônia continental (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e os seguintes países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).