Governo do Amazonas oferece mais de 62 mil vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional, entre janeiro e abril
Amazonas- O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), vem ampliando a oferta de cursos gratuitos de formação técnica e qualificação profissional. Somente nos quatro primeiros meses de 2018, são mais de 62 mil vagas oferecidas. Até o mês de junho, outras 12 mil vagas serão abertas no Amazonas. A meta é atingir 130 mil vagas até o final do ano, fechando com um aumento de 40% em relação a 2017.
O diretor-presidente do Cetam, professor José Augusto de Melo Neto, explica que a preocupação do Governo Amazonino Mendes é oferecer novas oportunidades para que a população amazonense possa enfrentar a crise econômica que assola o País e retorne capacitada ao mercado de trabalho. “Um dos objetivos é justamente dar acesso a maiores oportunidades, a renda e emprego. O Cetam vem cumprindo essa meta através dos projetos do Governo do Estado de qualificação profissional”, afirma José Augusto.
Entre os milhares de beneficiadas com os cursos oferecidos pelo Cetam, está Ruth Fernandes, 54 anos. Já no seu terceiro curso, ela conta com orgulho as conquistas alcançadas com a qualificação profissional. Dona do seu próprio ateliê, ela produz bolsas, que são vendidas com a ajuda do marido e dos dois filhos mais velhos. Um negócio familiar que vem crescendo junto à vontade de aprender de dona Ruth.
“Eu vim parar no Cetam porque eu precisava de uma ocupação na minha vida. Aqui eu encontrei, além de uma forma de ocupar o meu tempo, uma profissão. O Cetam me deu um leque de oportunidades. Hoje eu procuro fazer o melhor pro meu cliente, que vê a qualidade e o bom acabamento dos meus produtos, que não deixam nada a desejar a nenhuma bolsa de marca”, afirma Ruth Fernandes.
Entre os projetos com vagas oferecidas nos quatro primeiros meses de 2018 pelo Cetam, estão cursos técnicos e especialização técnica de nível médio, dentro do projeto “Oportunidade & Renda”, tanto na capital quanto no interior do estado. Para o interior, a primeira etapa do projeto foi oferecida no mês de março, somando 12.800 vagas. A próxima etapa acontece no mês de maio, com aproximadamente cinco mil vagas.
Ainda no início de maio, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas irá oferecer cursos de qualificação profissional nos centros de convivência da capital, além de vagas para cursos de informática dentro do projeto “Oportunidade Digital”, cujas aulas acontecem aos sábados em escolas da rede estadual.
Ensino à distância – O Cetam também anunciou recentemente 10 mil novas vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional na modalidade Educação a Distância (EaD). O número é maior, em torno de 35%, que a soma de vagas ofertadas na modalidade nos últimos 10 anos.
As inscrições acontecerão no dia 20 de abril, das 6h às 17h, ou enquanto houver vaga, no site www.cetam.am.gov.br ou no link inscricao.cetam.am.gov.br. Após a inscrição online, o candidato deverá enviar e-mail para o Cetam EaD com cópia dos seguintes documentos: comprovante de escolaridade, certificados comprobatórios, RG e CPF
Os cursos que serão ofertados são: Relações Interpessoais no Trabalho, Rotinas Administrativas, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Noções de Orçamento Público, Noções de Gestão para Empreendedores, Word Avançado, Excel Avançado, Noções de Segurança na Web, Excel com Ênfase em Gráficos, Formulários no Word e Google Form, Moodle básico para professores e tutores, Técnicas de Recepção de Eventos, Técnicas de Organização de Evento, Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Nível I, Técnicas de Produção Textual, Formação de Tutores em EaD.
FOTOS: Roberto Carlos / Secom