Brasília Amapá |
Manaus

Divórcios no Amazonas aumentam após processo poder ser realizado online

Compartilhe
Divórcios no Amazonas aumentam após processo poder ser realizado online

Os cartórios registraram 885 divórcios no Amazonas em 2021, um recorde. A quantidade representa aumento de 12% em relação a 2020, primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, quando foram registradas 791 escrituras de divórcios nos Tabelionatos de Notas.

Acesso ao computador e ao site e-Notariado [www.e-notariado.org.br] e videoconferência com o tabelião de notas de preferência facilitam o processo de separação legal.

De 2007 a 2021 foram registrados 8.358 divórcios no Amazonas e, desde 2011, os números superam os 500 atos. Em 2022, até o início de abril, foram contabilizados 196 divórcios.

Os dados são da Censec (Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados), plataforma de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), entidade que reúne os 8.580 Cartórios de Notas do país. Desde 2007 é possível realizar separações, divórcios, inventários e partilhas.

“Desde 2020, a população conta com essa plataforma a nível nacional que facilita, ainda mais, a realização de divórcio por meio dos cartórios. É uma tendência, impulsionada pela necessidade de distanciamento social durante a pandemia, que deve se tornar ainda mais familiar aos cidadãos”, disse Juliana Fioretti, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Amazonas.

Lançada em junho de 2020 em meio às restrições de deslocamentos causadas pelo ápice da crise sanitária no país, a plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), regulamentada nacionalmente pelo Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permite a prática de quase 100% dos atos notariais em meio eletrônico, entre eles todos os tipos de escrituras, procurações, testamentos e atas notariais.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7