Brasília Amapá |
Manaus

Coronel Walter Cruz é empossado como Secretário Extraordinário e dá início ao GuardiAM24h

Compartilhe

Manaus – O governador Amazonino Mendes deu posse, na tarde de quarta-feira, 22, ao coronel PM Walter Cruz no cargo de secretário extraordinário de governo. Ele irá coordenar a implantação e execução do projeto de segurança pública “GuardiAM 24 horas”, um dos primeiros resultados da consultoria internacional da Giuliani Security e Safety, contratada pelo governo estadual, em abril deste ano, para aprimorar o combate à criminalidade no Amazonas.

Integração – O “GuardiAM 24 horas” vai ampliar a interação das forças de segurança: Polícias Civil e Militar, Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Com isso, as ações se tornarão mais efetiva em relação à investigação criminal, ao combate ao crime e o controle de crise.

O projeto será coordenado por Walter Cruz, que deixa a presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Amazonas (Arsam). “Esse programa tem uma assessoria da consultoria internacional, mas criamos uma equipe multidisciplinar. Vamos trabalhar outras frentes: treinamento, inteligência, tecnologia e compartilhamento de informações. É obvio que vamos fazer com que todos participem. Nesse momento não pode haver zona de conforto, nem vaidade. Todos irão trabalhar, do soldado ao coronel. Todos serão cobrados”, destacou o novo secretário extraordinário.

Experiência internacional – O projeto é fruto da consultoria da GSS, liderada por Rudolf Giuliani, conhecido internacionalmente pela implantação do programa Tolerância Zero, quando foi prefeito de Nova York e obteve resultado expressivo na redução de crimes. O Amazonas é o primeiro estado do Brasil a garantia da consultoria internacional da GSS, que também tem cases de sucesso no combate à criminalidade no Canadá, Guatemala, El Salvador, Honduras e Colômbia (especialmente em Medellín).

As medidas a serem adotadas com o “GuardiAM 24 horas” vão ampliar e dar subsídios para maior efetividade nas operações de segurança e demais ações de combate ao crime. O projeto está integrado à série de medidas que o Governo do Amazonas tem adotado desde outubro do ano passado para combater a criminalidade.

A população começa a criar expectativa para a redução da violência nos locais considerados mais perigosos da capital. Walter Cruz anuncia que os projetos que estão inseridos dentro do programa internacional já começam a ser colocados em prática e o resultado será a curto, médio e longo prazo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7