Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Arte em Luto: morre Juarez Lima, mestre parintinense e artista plástico Gênio das Alegorias

Compartilhe
Arte em Luto: Morre Juarez Lima, mestre Parintinense e artista plástico Gênio das Alegorias

Amazonas – O mundo das artes perdeu uma de suas grandes estrelas nesta sexta-feira (22). Juarez Lima, renomado artista plástico de Parintins, faleceu aos 58 anos em Sankt Pölten, na Áustria, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que evoluiu para morte cerebral. Juarez estava acompanhando a turnê europeia “Isso é Calypso Tour”, da cantora Joelma, onde assinava a cenografia.

Um legado que transcende gerações

Mestre Juarez, como era carinhosamente chamado, é amplamente reconhecido por sua genialidade na criação de alegorias que encantaram o Festival de Parintins e os Carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo. Entre suas obras mais icônicas estão Mãe NaturezaAyma SunhéSerpente Dinahí e a lendária Boitatá. Além disso, ele era profundamente devoto de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, sendo responsável pela emblemática Romaria das Águas.

Homenagens emocionadas

O Boi Caprichoso, onde Juarez marcou história, prestou uma homenagem em nota:
“Juarez foi um mestre que produziu e formou gerações de artistas. Sua genialidade e dedicação marcaram momentos inesquecíveis no festival. Hoje, o azul do Caprichoso silencia para reverenciar aquele que tanto nos deu orgulho.”

O Boi Garantido, por onde o artista também passou, destacou sua importância:
“Juarez revolucionou o Festival de Parintins com suas criações. A batucada silencia, e a nação encarnada agradece por tudo que ele fez por nossa festa. Que sua passagem seja serena.”


Siga-nos no Google News Portal CM7