Brasília Amapá |
Manaus

Amazonas recebe recebe novo carregamento de álcool em gel e cloroquina para abastecer unidades de saúde

Compartilhe

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de 7 toneladas de álcool em gel para atender o sistema de saúde do Amazonas no enfrentamento à Covid-19. Em todo o estado, o número de pessoas infectadas passa de 6,6 mil.

O avião saiu de Guarulhos, São Paulo, e pousou às 19h454 da noite deste domingo (3) na Base Aérea de Manaus. A carga foi doada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Os insumos foram encaminhados para a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), onde serão registrados e, posteriormente, enviados às unidades de saúde do Estado, tanto na capital, quanto no interior do Amazonas.

No sábado (2), a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) recebeu uma carga Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), doados pelo projeto Todos Pela Saúde, que conta com a participação do Hospital Sírio Libanês, Sociedade Israelita Albert Einstein e Fundação Itaú-Unibanco.

A primeira parte das doações chegou ao Estado no dia 21 de abril. Além do álcool em gel, foram doadas cem mil máscaras, que estão sendo distribuídas aos profissionais de saúde.

No Amazonas, o números de pessoas contaminadas crescem a cada dia. A alta demanda de pacientes com suspeitas da doença, junto a pessoas com outras enfermidades, causou um inchaço no sistema de saúde.

De acordo com a Secretária de Saúde Estadual, atualmente a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 89%, mas o índice já chegou a alcançar 96% em abril.

No Hospital Pronto Socorro João Lúcio, unidade da Zona Leste de Manaus, que recebe pacientes com o novo coronavírus, vídeos mostram o colapso no sistema de saúde do Amazonas com salas lotadas, respiradores quebrados e familiares retirando caixões do local.

Nesta sexta-feira, o governador Wilson Lima afirmou que, se o número de casos de Covid-19 no estado não diminuir, “há a possibilidade de fechar tudo”, se referindo ao comércio no estado. O sistema funerário do estado também começou a entrar em colapso e caixões estão chegando de barco na capital.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7