Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Amazonas pode ter nova frente fria após ciclone extratropical no sul do país

Compartilhe
Amazonas pode ter nova frente fria após ciclone extratropical no sul do país

Amazonas – Um ciclone extratropical que deve atingir a região Sul do país poderá causar uma frente fria no Sul do Amazonas, entre quinta e sexta-feira (14), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já as regiões Norte e Noroeste do Amazonas devem sofrer alterações no tempo por conta de outros dois fatores sem nenhuma relação com o ciclone: o calor e a alta umidade.

Mamedes Melo, meteorologista do Inmet, disse ao g1 que o ciclone extratropical vai atingir o Sul do Brasil, causando poucos impactos na Região Norte.

“O ciclone extratropical será mais intenso na região Sul do Brasil. No caso do Amazonas, a situação não é preocupante. O instituto irá monitorar uma frente fria, que será decorrente ao ciclone”, explicou o meteorologista.

Nesta quarta-feira (12), o Inmet monitora se a passagem do ciclone provocará impactos no Sul do Amazonas. Essa área do estado faz fronteira com o Acre e Rondônia e reúne cidades como Boca do Acre e Humaitá.

Calor e alta umidade
Além do ciclone extratropical, o calor e a alta umidade comuns nesta época do ano também devem provocar alterações no tempo no Amazonas, porém, nas áreas Norte e Noroeste, onde estão as cidades de Barcelos, Japurá, Maraã, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

São previstos volumes de chuva maiores que 20 (mm) no extremo Norte e acima dos 50 mm em áreas do Noroeste do Amazonas.

Essa previsão deve se manter até segunda-feira (17).

Nas demais áreas, há predomínio de tempo seco e sem chuva, ou seja, nenhum dos três fenômenos – ciclone, calor e alta umidade – devem afetar a capital Manaus.


Siga-nos no Google News Portal CM7