Amazonas pode ter nova frente fria após ciclone extratropical no sul do país
Amazonas – Um ciclone extratropical que deve atingir a região Sul do país poderá causar uma frente fria no Sul do Amazonas, entre quinta e sexta-feira (14), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já as regiões Norte e Noroeste do Amazonas devem sofrer alterações no tempo por conta de outros dois fatores sem nenhuma relação com o ciclone: o calor e a alta umidade.
Mamedes Melo, meteorologista do Inmet, disse ao g1 que o ciclone extratropical vai atingir o Sul do Brasil, causando poucos impactos na Região Norte.
“O ciclone extratropical será mais intenso na região Sul do Brasil. No caso do Amazonas, a situação não é preocupante. O instituto irá monitorar uma frente fria, que será decorrente ao ciclone”, explicou o meteorologista.
Nesta quarta-feira (12), o Inmet monitora se a passagem do ciclone provocará impactos no Sul do Amazonas. Essa área do estado faz fronteira com o Acre e Rondônia e reúne cidades como Boca do Acre e Humaitá.
Calor e alta umidade
Além do ciclone extratropical, o calor e a alta umidade comuns nesta época do ano também devem provocar alterações no tempo no Amazonas, porém, nas áreas Norte e Noroeste, onde estão as cidades de Barcelos, Japurá, Maraã, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.
São previstos volumes de chuva maiores que 20 (mm) no extremo Norte e acima dos 50 mm em áreas do Noroeste do Amazonas.
Essa previsão deve se manter até segunda-feira (17).
Nas demais áreas, há predomínio de tempo seco e sem chuva, ou seja, nenhum dos três fenômenos – ciclone, calor e alta umidade – devem afetar a capital Manaus.