Alerta: Amazonas possui 66 casos confirmados da variante brasileira do novo coronavírus
Amazonas – O estado possui 66 casos confirmados da variante brasileira do novo coronavírus, informou o pesquisador Felipe Naveca, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).
Na última terça (9), estudos recentes sobre a variante foram divulgados pelo instituto, e também dados atualizados da pesquisa. No Amazonas, esse monitoramento genético do vírus circulante é feito pelo pesquisador Felipe Naveca, desde o primeiro caso de Covid-19.
De acordo com ele, os resultados foram positivos em 51% (28) das 55 amostras analisadas em dezembro do ano passado. Já em janeiro, o percentual foi de 92% (38) dos 41 casos coletados até o fim do mês.
O pesquisador informou que mais experimentos precisam ser feitos para ter 100% de certeza se a variante brasileira tem maior potencial de contágio. Porém, em comparação com as variantes encontradas no Reino Unido e na África do Sul, tudo indica para maior transmissão.
A variante foi encontrada em nove cidades do Amazonas, incluindo a capital. Ela foi descoberta, no começo desse ano, em viajantes japoneses que passaram pelo estado. Outros 7 estados brasileiros também já registram casos da variante.
Felipe ainda ressalta que existe apenas uma maneira de combater a nova variante: diminuir a circulação do vírus, seja por vacinação, seja por distanciamento social.
Com informações do G1 Amazonas.