“Absurdo”: ambulância é utilizada para coletar lixo em São Sebastião do Uatumã; veja vídeo
Amazonas – Moradores do município de São Sebastião do Uatumã estão fazendo uma grave denúncia. Em um vídeo que circula nas redes sociais nesta segunda-feira (14), uma ambulância aparece sendo usada para coletar lixo domiciliar. O veículo, que deveria ser exclusivo para o transporte de pacientes e emergências médicas, está realizando uma dupla função, o que levanta sérios questionamentos sobre segurança sanitária, limpeza pública e Saúde no município.
Veja vídeo:
Sob a gestão do prefeito Jander Barreto, a ambulância estaria cumprindo uma dupla função: além de transportar pacientes em situações de emergência, o veículo estaria sendo usado para recolher resíduos sólidos das casas em suas “horas vagas”. Essa prática tem gerado forte indignação entre os moradores, que questionam a segurança e a higiene de tal procedimento.
Especialistas em saúde apontam que o uso de uma ambulância para coletar lixo representa uma séria violação dos protocolos de segurança sanitária. Resíduos domiciliares podem conter bactérias, vírus e outros microrganismos que, ao entrarem em contato com o ambiente hospitalar e com os pacientes transportados, podem representar sérios riscos à saúde.
“Isso é um absurdo, não há justificativa para misturar funções tão distintas em um mesmo veículo. A ambulância deve ser exclusivamente para emergências médicas”, comentou um morador, que preferiu não se identificar.
A equipe de reportagem tentou entrar em contato com as autoridades do município, mas até o momento ainda não há um posicionamento oficial da Prefeitura de São Sebastião do Uatumã sobre o caso. O CM7 Brasil mantém o espaço aberto para pronunciamentos.