A saúde pede socorro: 15 crianças já morreram e 250 estão na fila de espera por cirurgia cardíaca no Francisca Mendes - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas
Manaus - Amazonas - 16:35
17 de Junho de 2019



A saúde pede socorro: 15 crianças já morreram e 250 estão na fila de espera por cirurgia cardíaca no Francisca Mendes


Manaus – Neste mês de abril, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) divulgou um relatório onde mostra que cerca de 255 crianças cardiopatas (que nascem com complicações no coração), estão na fila de espera para realizarem cirurgias no único hospital especializado em cardiologia do Amazonas, o hospital universitário Francisca Mendes, localizado no bairro Cidade Nova, Zona Norte da cidade.

Desse total de crianças, mais de 35 estão em estado gravíssimo e pelo menos 15 já morreram apenas esse ano. A secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), emitiu uma nota informando que reconhecia o problema da alta demanda de crianças e que já estava providenciando os equipamentos necessários para ativação de pelo menos duas salas de cirurgia e oito leitos de Unidade de terapia Intensiva (UTI) do hospital.

Nesta terça-feira (23), uma criança que era paciente do hospital não resistiu ao tempo de espera na fila e acabou falecendo. Por questões de respeito ao luto da família, a equipe de jornalismo do Portal CM7 resolveu não divulgar a identidade da criança.

De acordo com o Ministério Público, a unidade sofre com falta de equipamentos e salas de cirurgia desativadas, porém com todos esses problemas, pelo menos duas crianças e cinco adultos são operados semanalmente, isso quando existem leitos disponíveis.

Deixe seu like:

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA