A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga, nesta segunda-feira (20/07), a edição nº 110 do Boletim Diário Covid-19 no Amazonas. Nesta edição, o boletim confirma a recuperação de mais 403 amazonenses, nas últimas 24 horas, chegando a 76.724 pessoas que passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença.

Na última edição do boletim, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus informou 1.963 óbitos por Covid-19, ao invés de 1.957, que foram reajustados nesta segunda-feira (20/07).

Nesta edição, o Amazonas tem a confirmação de mais 476 casos da doença. Destes, 56 casos foram confirmados por exame de biologia molecular RT-PCR, que identifica o vírus no organismo e detecta casos novos agudos entre o terceiro e o sexto dia de sintomas, período de transmissão da doença. Os outros 420 foram confirmados por testes rápidos que detectam os anticorpos, com data de oito a 60 dias ou mais das primeiras manifestações da Covid-19.

Conforme o boletim, foram confirmados mais sete óbitos pela doença, sendo cinco ocorridos nas últimas 24 horas e dois que tiveram confirmação diagnóstica na data de hoje, elevando para 3.146 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus deste domingo (19/07), foram registrados 35 sepultamentos, três óbitos domiciliares e uma cremação.

O boletim aponta ainda que 11.519 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, ou seja, são casos confirmados nos últimos 14 dias, que se encontram internados ou em isolamento domiciliar.

Internações – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 253 pacientes internados, sendo 175 em leitos clínicos (oito na rede privada e 167 na rede pública) e 78 em UTI (11 na rede privada e 67 na rede pública).

Há ainda outros 87 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 61 estão em leitos clínicos (31 na rede privada e 30 na rede pública) e 26 estão em UTI (16 na rede privada e 10 na rede pública).

Ocupação de leitos – Conforme os números consolidados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), neste domingo (19/07), a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid era de 46% e a taxa de UTI não-Covid era de 71%. Em relação aos leitos clínicos Covid, a taxa de ocupação estava em 52% neste domingo, já os leitos não-Covid registravam 71% de ocupação.

Notificação – A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 90.830 casos, enquanto no interior do estado o número chega a 117.989.

As notificações são realizadas pelas vigilâncias epidemiológicas dos municípios, por meio de sistema de informação de saúde, e repassadas para a FVS-AM, que consolida os dados. Os casos notificados são confirmados ou descartados, futuramente, por exame laboratorial ou testes rápidos.

Nesta edição, quatro municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim, são eles: Apuí, Carauari, Itapiranga e São Paulo de Olivença.